Disciplinas
Disciplinas: A proposta curricular do programa trabalha na perspectiva da transversalidade e integração entre as disciplinas, partindo da aprendizagem significativa (aquela que produz sentidos), provocando a reflexão constante e priorizando a experiência prática, as vivências profissionais.
Disciplinas
Epidemiologia e Bioestatística
última modificação 22/02/2017 15h21
Carga horária: 45h
Obrigatória: não
Ementa: Capacitar ao aluno de pós-graduação a ler criticamente toda a literatura disponível, entendendo o valor científico e o grau de evidência que suporta a utilização da prática dos conhecimentos fornecidos pelos diversos meios desinformação. Neste sentido o aluno deve dominar os conceitos básicos sobre a epidemiologia aplicada a clínica e da mesma forma a bioestatística. A utilização de conceitos básicos deve fazer parte do conhecimento assimilado, onde a organização dos dados, as medidas de tendência central, o delineamento de pesquisa em saúde, a determinação de viés, a amostragem, a distribuição normal, a inferência estatística, os testes de significância serão abordados. Também fará parte do conteúdo da disciplina a revisão sistemática da literatura em sites específicos, os protocolos de coleta de dados, a elaboração do banco de dados em Software, a utilização de programas estatísticos, a análise dos resultados, e a preparação e a redação dos conteúdos desenvolvidos.
Aspectos da reabilitação aplicados ao sistema cardiorrespiratório
última modificação 22/02/2017 15h21
Carga horária: 45h
Obrigatória: não
Ementa: A disciplina trata do estudo anatomo-fisiológico do sistema cardiorrespiratório e as principais alterações decorrentes do processo patológico (doenças) neste sistema. Serão abordados os métodos de avaliação e prescrição de exercícios em programas de reabilitação, bem como, aspectos relativos a prevenção das principais disfunções cardiorrespiratórios.
última modificação 18/02/2016 12h01
Carga horária: 45h
Obrigatória: não
Ementa: Estuda os processos de inclusão e exclusão social partindo de uma visão humanista do sujeito. Discute o impacto de abordagens humanistas no prognóstico da saúde das populações. Reflete sobre a importância da “escuta” e de um cuidado humanizado, global e integral do sujeito, levando em conta seus aspectos biopsicossociais. Desenvolve estratégias de ensino voltadas para o estímulo de uma atitude reflexiva sobre as políticas de saúde do nosso meio, objetivando a fomentação da capacidade crítica e criativa do aluno.
última modificação 22/02/2017 15h27
Carga horária: 45h
Obrigatória: não
Ementa: Estudo de referências teóricas para compreensão do conceito de inclusão, do contexto macro social e das possibilidades e dos limites da educação para a reabilitação e a inclusão: análise das políticas, dos programas, da organização e gestão das instituições e seus impactos nos processos de reabilitação e inclusão; discussão das concepções e práticas da formação dos educadores no tratamento das diferenças e na preparação dos diferentes para a inclusão.
Seminário Teoria e Prática de Inclusão
última modificação 22/02/2017 15h29
Carga horária: 45h
Obrigatória: não
Ementa: Estudo de políticas de inclusão, de práticas profissionais e institucionais: observação de ações concretas e a relação com as referências teóricas que delimitam o conceito de inclusão/exclusão em instituições educacionais públicas e privadas; estudos de especificidades de processos de inclusão, caracterização de ações pedagógicas, perfis profissionais necessários e formação dos educadores (as).
última modificação 18/02/2016 11h59
Carga horária: 45h
Obrigatória: não
Ementa: A disciplina constará de atividades orgânicas extras, que devem estar relacionadas com a linha de pesquisa onde o trabalho está sendo desenvolvido. Estas atividades poderão ser através de seminários, projetos de extensão, vivências profissionais, participação em defesas de teses e/ou dissertações na área do programa da Instituição ou em outras, de acordo com a sugestão do orientador.
Elaboração e análise crítica de artigo científico
última modificação 22/02/2017 15h30
Carga horária: 45h
Obrigatória: não
Ementa: Treinamento para elaboração de artigo para publicação em revista científica e análise crítica de artigos já publicados.
Seminário de Pesquisa e Desenvolvimento I
última modificação 22/02/2017 15h32
Carga horária: 45h
Obrigatória: sim
Ementa: Esta disciplina se ocupa da educação continuada em metodologia de pesquisa buscando, através de leituras críticas de artigos científicos, subsidiar conhecimentos para proporcionar o aprendizado de como se escreve e se interpreta um artigo científico.
última modificação 22/02/2017 15h33
Carga horária: 30h
Obrigatória: não
Ementa: Seminários de pesquisa relacionados a atualização de trabalhos científicos oriundos dos diferentes programas de pós-graduação com a perspectiva de maior integração entre as diferentes linhas de pesquisa de nossos programas.
Estudos sobre Inclusão Laboral e Saúde do Trabalhador
última modificação 18/02/2016 12h03
Carga horária: 45h
Obrigatória: não
Ementa: Estuda a evolução histórica das relações entre trabalho e saúde. Discute os principais indicadores de saúde ocupacional. Estuda a psicopatologia e o sofrimento no trabalho. Estuda a epidemiologia das doenças profissionais. Reflete sobre os processos de inclusão e exclusão sociais relacionados ao trabalho Pesquisa sobre as estratégias de promoção de saúde dentro do espaço de trabalho seja ele público ou privado.
Neuroaprendizagem e Reabilitação
última modificação 22/02/2017 15h34
Carga horária: 45h
Obrigatória: não
Ementa: Estudos envolvendo a convergência de conhecimentos especializados em neurociência, sociologia, reabilitação e aprendizagem diante das mais recentes e significativas expressões da ciência nestas áreas. Apresenta a anatomofisiologia do sistema nervoso, o neurodesenvolvimento x neuroplasticidade, as patologias do sistema nervoso mais frequentes encontrada na reabilitação e a capacidade plástica e da reconstrução da realidade apresentada pelo sistema nervoso em qualquer idade envolvendo também interface simbiótica entre cérebro, corpo, máquinas e softwares, com ou sem acoplamentos cirúrgicos, integrados numa abordagem ampla interdisciplinar e complexa da aprendizagem da reabilitação e da inclusão social.
História e Filosofia da Ciência Catalisando ações transdisciplinares
última modificação 22/02/2017 15h36
Carga horária: 30h
Obrigatória: não
Ementa: Mirada panorâmica na História e Filosofia da Ciência a partir de alguns balizadores como: a Revolução Copernicana, a Revolução Lavoisierana e a Revolução Darwiniana, usando como ferramentas teóricas os estudos de Kuhn e Feyerabend. Essas leituras da História e da Filosofia da Ciência podem desencadear ações transdisciplinares.
Fisiologia Aplicada ao Exercício e Doenças Multi-fatoriais
Carga horária: 45h
Obrigatória: não
Ementa: Estudo das respostas fisiológicas agudas e crônicas dos sistemas cardíaco, respiratório, endócrino e metabólico ao exercício físico e sua alteração com doenças multi fatoriais e durante o processo de reabilitação.
Oficina de Projetos e Métodos de Pesquisa
Carga horária: 45h
Obrigatória: sim
Ementa: Abordagem sobre ciência e conhecimento científico, Discussão teórico-metodológica na proposta de subsidiar elementos de auxílio na elaboração dos projetos de pesquisa da dissertação.
Avaliação de Processos e Produtos
última modificação 18/02/2016 12h00
Carga horária: 45h
Obrigatória: não
Ementa: Analisar as discussões existentes nas referências bibliográficas que abordam o conceito de avaliação e qualidade nas áreas da educação e nas práticas profissionais diversas, buscando compreender o desenvolvimento desta prática avaliativa.
Seminário de Pesquisa e Desenvolvimento II
última modificação 22/02/2017 15h40
Carga horária: 45h
Obrigatória: sim
Ementa: Discutir o desenvolvimento das pesquisas em andamento dos mestrandos a partir de abordagens metodológicas de suas práticas e a contextualização dos trabalhos organizados por temáticas.
Carga horária: 45h
Obrigatória: sim
Ementa: A Bioética como reflexão teórica e prática, de natureza multidisciplinar, sobre os aspectos e consequências morais da intervenção humana em diferentes contextos associados à vida. Principais problemas em teoria moral contemporânea. Éticas deontológicas, éticas consequencialistas, teorias contratualistas baseadas no interesse próprio, éticas perfeccionistas e da “virtude”, e teorias morais baseadas em direitos. A ética da pesquisa com seres humanos e animais. A resolução 196/96 e os Comitês de Ética em Pesquisa.
Programas Especiais em Reabilitação
Carga horária: 45h
Obrigatória: não
Ementa: A disciplina visa estudar os efeitos de determinados tipos de reabilitação em diferentes grupos de indivíduos, especialmente em relação aos aspectos biológicos, tecnológicos, psicológicos e sociais. Também será abordado desenvolvimento do conhecimento científico envolvendo diferentes populações e a relação dos referenciais teóricos com a prática. O paradigma epidemiológico ao realizar determinado tipo de atividade ou processo de reabilitação e a participação comunitária para enfrentamento e para a solução de problemas será enfatizado.
Seminário Interdisciplinar em Biociências e Reabilitação
Carga horária: 45h
Obrigatória: não
Ementa: A multidisciplinaridade, interdisciplinaridade e transdisciplinaridade nas Ciências Biológicas e nas Ciências da Saúde. Temas introdutórios em história, sociologia e filosofia das ciências. História da Ciência: o caso das Biociências, das Ciências Biomédicas e das Profissões da Área da Saúde. Escolas principais em filosofia e sociologia das ciências. Conceitos de saúde: evolução histórica. O conceito biomédico de saúde e seus críticos. Determinantes sociais da saúde. Saúde coletiva, Epidemiologia Geral e Epidemiologia Clínica. Determinantes biológicos da saúde individual e coletiva. As biociências e sua contribuição para o desenvolvimento científico e tecnológico na área da saúde: o caso dos marcadores biológicos e sua aplicação no diagnóstico, prognóstico e nas práticas terapêuticas e de reabilitação