Infraestrutura

por fernando última modificação 30/10/2020 16h34

Centro de Pesquisa da Pós-graduação Stricto Sensu

O programa conta com o Centro de Pesquisa da Pós-graduação, de uso exclusivo da Pós-graduação, localizado no prédio H é constituído por quatro laboratórios: Laboratório de Imunologia e Cultivo Celular, Laboratório de Mutagênese e Biologia Molecular, Laboratório de Fisiologia do Exercício e Laboratório de Bioquímica. Todos os laboratórios são independentes da Graduação, que também possui laboratórios específicos, sendo exclusivos para os dois programas de mestrados existentes no Centro Universitário Metodista do IPA. Estes laboratórios são utilizados para o desenvolvimento das pesquisas dos docentes e seus orientandos de mestrado, havendo também a integração de bolsistas de iniciação científica e alunos de TCC. Além disso, são ministradas algumas disciplinas do mestrado. Cada laboratório de pesquisa possui gabinetes para os professores pesquisadores, além de bancadas e equipamentos para as atividades de coleta de dados dos pesquisadores, mestrandos, alunos de iniciação científica e técnicos ligados diretamente ao Programa. Além do Centro de Pesquisa da Pós-graduação, os docentes, alunos de mestrado e bolsistas de iniciação científica contam com um Biotério, sendo este espaço destinado a criação, manutenção e experimentação de espécies animais. Cada um dos laboratórios possui um doutor pesquisador como responsável, coordenados por um doutor pesquisador que é responsável pelo conjunto do Centro de Pesquisa da Pós-graduação. A seguir a descrição dos espaços físicos dos laboratórios do Centro de Pesquisa da Pós-graduação:

1. Laboratório de Fisiologia do Exercício - Área: 21,94m2 - Este laboratório é utilizado para avaliação da capacidade cárdio respiratória e metabólica de humanos. Atualmente, estão em desenvolvimento projetos de pesquisa que avaliam indivíduos com deficiência visual, obesos mórbidos, pacientes em reabilitação cardíaca e ainda atletas de alta performance.

2. Laboratório de Genotoxidade, Toxicidade e Biologia Molecular – Área: 14,58 m2 - Utilizado para avaliação genética humana e animal, toxicológica e biomonitoramento ambiental e doenças humanas. Atualmente estão em desenvolvimento projetos de pesquisa que avaliam a farmacogenética de fármacos hipolipemiantes e de fármacos anti-retrovirais, genotoxidade ambiental/humana, monitoramento ambiental, toxicologia social, esportiva e aspectos metabólicos relacionados ao diagnóstico, monitoramento e prevenção a saúde.

3. Laboratório de Imunologia e Cultivo Celular - Área: 15,61 m2 - Neste laboratório é feita a avaliação do perfil imunológico em idosos, atletas com deficiência visual bem como pacientes com diferentes doenças de base imunológica. Desenvolve culturas de células mononucleares para o teste de novas drogas com potencial imunossupressor ou proliferativo, assim como o cultivo de linfócitos mesentéricos e ilhotas de Langerhans verificando o efeito do diabetes sobre parâmetros bioquímicos das mesmas.

4. Laboratório de Bioquímica - Área: 22,61m2 - Permite a manipulação dos animais, pesagem e sacrifício dos mesmos. Extração de tecidos e frações de interesse e sua análise bioquímica. Avaliação das atividades de varias enzimas marcadoras do metabolismo bioquímico (catalase, SOD, ectonucleotidases) e de outros parâmetros bioquímicos plasmáticos (ac. urico, TGs, colesterol) e teciduais (conteúdo protéico e de glicogênio) em animais diabéticos com ou sem tratamento por insulina e ou exercício físico.

5. Biotério: Este espaço está destinado à manutenção e reprodução de animais para utilização nas aulas práticas e no desenvolvimento de pesquisa na Instituição. O mesmo está estruturado para manutenção de animais de pequeno porte como ratos, camundongos, rãs, coelhos, cobaios, etc. Possui uma equipe composta pelo professor responsável, técnico bioterista Médico Veterinário e estagiários. Possui estantes para manutenção dos animais, gaiolas, mamadeiras,alimentador de rãs, autoclave, armários para armazenamento de alimento e maravalha, termostato, equipamento de exaustão, ar condicionado, controlador de ciclo claro/escuro (ciclador).

Laboratórios e centros auxiliares

Além dos laboratórios exclusivos da pesquisa, o Programa conta com outros laboratórios e centros compartilhados com a graduação na Instituição: Laboratório de Aprendizagem e Desenvolvimento Infantil - Utilizada para recursos em reabilitação e práticas corporais diversas para diferentes grupos de pessoas a partir de distintas abordagens. Permite o desenvolvimento de filmagens da interação/intervenção do adulto na prática de reabilitação, bem como acompanhar com precisão o processo de aprendizagem e desenvolvimento desempenhado. Laboratório de Fisiologia - possui equipamentos modernos como quimógrafo, pneumógrafo, espectrofotômetro, glicosímetros, equipamentos e material para medida do pH sanguíneo, tipagem sanguínea, testes de urina, estimuladores da contração muscular, equipamento de avaliação do equilíbrio e para testes auditivos e proprioceptivos, entre outros. Área: 49,23m². Laboratório de Avaliação Funcional - oferece à comunidade serviços de avaliação cineantropométrica, cárdio-respiratória e neuromuscular que, em conjunto, disponibilizam programas individuais de treinamento físico e indicações de hábitos para melhor qualidade de vida. Laboratório de Fisiologia e Fisiologia da Exercício: Localizado na unidade Central no prédio H, sendo composto por bancadas secas e úmidas. O laboratório possui também uma sala de apoio e equipamentos como quimógrafo, pneumógrafo e espectrofotômetro, entre outros, e está localizado junto ao laboratório de pesquisa em Fisiologia. O mesmo conta com a implantação de uma anexo com equipamento adequados ao desenvolvimento de pesquisa e aulas práticas relacionadas à Fisiologia do Exercício. Área: 218,42m2.

 

Biblioteca

A biblioteca conta com as bases de dados SCOPUS e DIRECT SCIENCE. Todos os alunos podem acessar a base de dados nos computadores da Instituição ou fora dela, através de login e senha.

Os alunos possuem acesso, dentro da Instituição ou fora dela, através de um acesso remoto, ao Portal Periódicos da CAPES possibilitando que tenham acesso aos artigos científicos de forma integral e gratuita.

a) Biblioteca Central

A Biblioteca do Centro Universitário Metodista IPA ocupa uma área física de 1.351m2, distribuídos da seguinte forma:

2º Pavimento

- acervo de periódicos, obras de referência, jornais, revistas, folhetos, teses e dissertações e o acervo do Instituto Teológico John Wesley;
- serviço de referência;
- serviço de consulta ao catálogo on-line, Serviço de Circulação, empréstimo, renovação e reservas de material bibliográfico;
- salas de estudo (01 sala exclusiva para o mestrado);
- acesso aos pavimentos: escada e elevador;
- banheiro com acessibilidade para portadores de necessidades especiais;
- guarda-volumes.

3º Pavimento

- acervo de livros distribuídos nas áreas do conhecimento;
- balcão de referência;
- lounge;
- serviço de consulta ao catálogo on-line;
- setor de Multimeios com acesso a Internet, bases de dados, COMUT e SCAD.

4º pavimento – Mezanino

- área destinada a leitura.

Editora e Revistas Científicas

O acervo bibliográfico da Instituição conta com a colaboração da Editora Universitária Metodista IPA, que controla a publicação de livros e revistas.Abaixo descrevemos a Editora  IPA:

Em seus 15 anos de atividades a Editora Universitária Metodista IPA tem publicado periódicos e livros, com o objetivo de divulgar a produção intelectual de docentes, pesquisadores e estudantes do Centro Universitário Metodista, bem como fomentar o surgimento de novas pesquisas e projetos editoriais de publicações.

Desde 1999 a editora publica a revista Ciência em Movimento - ISSN 1517-1914, que divide-se em três dossiês temáticos: Reabilitação e Saúde; Biociências e Saúde e Educação e Direitos Humanos. As temáticas estão vinculadas aos programas de Pós-graduação em Reabilitação e Inclusão e Biociências e Reabilitação. A sua periodicidade é semestral, sendo publicada na versão impressa e digital. Na versão digital possui o código de ISSN 1983-9480.

A Editora é associada à Associação Brasileira de Editoras Universitárias - ABEU, o que permite que os livros publicados possam ser divulgados na Bienal Internacional de Livros de São Paulo.

Recursos de informática

Estão disponíveis na Instituição, nos diferentes Campus, para atender aos docentes pesquisadores, servidores com terminais de acesso a Internet, e especificamente no Campus IPA, computadores localizados em espaço específico adequado.

O parque tecnológico disponível aos discentes do Centro Universitário Metodista IPA é composto por computadores conectados a internet, que são utilizados para a pesquisa e desenvolvimento de atividades acadêmicas. Existem 07 laboratórios de informática distribuídos no Campus, onde os alunos contam com monitores para o auxílio em suas atividades. Além dos laboratórios, o parque conta também com um laboratório específico para pesquisa em acervo digital na Biblioteca Central. No Campus IPA, há terminais exclusivos para a consulta ao acervo da biblioteca e computadores destinados aos bolsistas de Iniciação Científica vinculados aos grupos de pesquisa. Através do Portal os alunos têm acesso a informações referentes a sua vida acadêmica, comunicados e notícias, programas e conteúdos das disciplinas disponibilizados pelos professores. Também no Portal, com acesso de qualquer computador conectado à Internet, o aluno pode realizar consultas, empréstimos e reservas de livros do acervo da Biblioteca, ou participar de discussões. Atualmente todos os prédios do Centro Universitário possuem acesso a internet móvel (Wireless), onde o aluno com seu login e senha pode acessar e utilizar de forma ilimitada e gratuita.As salas de aula, destinadas ao Programa, estão equipadas com recursos de informática e multimídia, para utilização de docentes e discentes.

O Programa ainda tem a sua disposição a sala A002, equipada com ar condicionado, data show e acesso à internet, na Unidade Central, para a realização de suas reuniões. Também conta com a sala B305 na mesma Unidade, sala exclusiva com gabinetes e computadores, para uso dos grupos de pesquisa Institucionais com seus docentes e discentes pesquisadores. O Programa conta, ainda, com uma secretaria de apoio à Pós-graduação, para atendimentos pontuais de docentes e discentes, além da secretaria de registro acadêmico.