Você está aqui: Página Inicial / Psicologia

O desafio perseguido pelo Curso de Psicologia do Centro Universitário Metodista IPA é o de preparar profissionais com perfil que atenda às demandas sociais vigentes, buscando inserção no mundo do trabalho de forma crítica, intencional, tecnicamente competente, com valores éticos e humanizados. A formação visa a um futuro exercício da profissão em diferentes contextos, através de uma formação abrangente e pluralista, com ênfase na integralidade da atenção à saúde e na defesa dos Direitos Humanos.

Para tanto, propomos a realização de atividades de ensino, pesquisa e extensão que atendam às necessidades regionais e sociais da área metropolitana de Porto Alegre, formando profissionais capazes para o trabalho em saúde mental em diferentes contextos.

A proposta curricular está organizada em sistema semestral, distribuído em 10 semestres, totalizando 4.014 horas. Os conhecimentos, habilidades e competências são articulados em torno de um núcleo comum de formação, que assegura capacitação básica para lidar com os conteúdos da Psicologia, e em ênfases curriculares que configuram oportunidades de concentração de estudos e estágios nas duas áreas de atuação definidas no Projeto Pedagógico: Saúde Coletiva e Direitos Humanos.

O núcleo básico ou comum é composto por um conjunto de disciplinas que totalizam 2.934 horas, distribuídas ao longo de todos os semestres, sendo sua presença mínima nos dois últimos semestres. A intenção é de que os estágios e as disciplinas vinculadas às ênfases incorporem-se de forma gradativa ao currículo do discente. Assim, propicia-se que as ênfases curriculares não sejam um momento estanque do processo de aprendizagem do(a) aluno(a), mas parte inerente à sua formação.

O estágio básico envolve práticas integrativas relacionadas ao núcleo comum, distribuídas quatro semestres, e que correspondem à progressiva aproximação com a realidade da prática profissional do(a) psicólogo(a) e o estágio profissionalizante é vinculado às ênfases do curso. O estágio profissionalizante é composto de dois semestres (8º e 9º), oportunizando inserção efetiva do aluno nas práticas da profissão

A ênfase em Saúde Coletiva tem como proposições em suas práticas: formular políticas inclusivas de saúde, articuladoras da gestão, atenção, educação e controle social; criar dispositivos de atenção e de gestão conectores de redes sociais e de serviços de saúde constitutivos de sistemas de proteção social, contribuir para o cuidado integral na rede de serviços de saúde, exercer a clínica ampliada, em especial nos serviços substitutivos de saúde mental, atuar como facilitador de processos de educação permanente e educação popular em saúde, trabalhar em equipes multiprofissionais, implementando políticas públicas voltadas para a consolidação de novas estratégias tecnoassistenciais em saúde e dar o suporte a espaços de discussão e de estruturação de processos de trabalho desenvolvidos no cotidiano dos serviços.

Ênfase em Direitos Humanos tem como proposições em suas práticas: analisar  problemáticas sociais  e planejar estratégias de intervenção à infância e família, terceira idade, deficientes, mulheres, juventudes, migrantes, grupos culturais, étnicos e raciais. Orientar e assessorar organizações do Terceiro Setor; planejar, gerenciar e avaliar projetos e programas sociais e especialmente ter compromisso com a defesa e promoção dos Direitos Humanos.

SERVIÇO-ESCOLA DE PSICOLOGIA

Visando colaborar no ensino, na pesquisa e na extensão e proporcionar um espaço de formação na interação teórico-prática do corpo docente e discente, foi constituído, junto ao curso de Psicologia, o SERVIÇO-ESCOLA DE PSICOLOGIA, para proporcionar a prática profissional supervisionada aos(às) alunos(as) do curso de Psicologia, com também prestar serviço à comunidade de Porto Alegre.

O SERVIÇO-ESCOLA está localizado na Unidade Central IPA, compondo um conjunto de salas para o atendimento individual de adultos e crianças, além de uma sala para dinâmica de grupos e uma sala para supervisão de estágio. A inserção dos alunos no Serviço de Psicologia se dá através de duas formas: atividades relacionadas a disciplinas do currículo e a estágios.

Blog: http://www.metodistadosul.edu.br/redessociais/psicologiaipa/

 

ATOS AUTORIZATIVOS

Criação do Curso

Portaria MEC nº 176 de 10 de março de 2008.
DOU nº 48 de 11 de março de 2008. 

Reconhecimento

Portaria MEC nº 316 de 27 de dezembro de 2012.
DOU nº 251 de 31 de dezembro de 2012. 

Renovação de Reconhecimento

Portaria MEC nº 702 de 18 de dezembro de 2013.
DOU nº 246 de 19 de dezembro de 2013. 

 

Avaliação
Enade: 3 / CPC: 4. Entenda as notas

 

Nº de Vagas Ofertadas: 150 anuais

 

 

MENSALIDADES para ingressantes em 2017: clique aqui

MENSALIDADES para veteranos em 2017: clique aqui

 

Crédito PRAVALER: parcele as suas mensalidades e tenha o dobro do tempo para pagar. Veja como contratar.