Você está aqui: Página Inicial / Psicologia / Notícias

por leandro feix última modificação 18/08/2020 16h07
Últimas notícias importante do Curso de Psicologia Atualizadas IPA. Eventos Atividades Estágios Curso Superior Graduação Porto Alegre Saúde

Egressa de Psicologia é aprovada em pós-graduação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul

por raissa.ferreira última modificação 15/08/2018 17h17
Vanessa Branco dará continuidade a pesquisa do projeto de extensão "Observatório de Juventude em Situação de Prisão"

A egressa do curso de Psicologia do Centro Universitário Metodista - IPA, Vanessa Branco, foi aprovada com Bolsa CAPES/CNPq no mestrado do Programa de Pós Graduação em Psicologia Social e Institucional da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), que possui nota 5 na Avaliação Quadrienal 2017 da CAPES.

A pesquisa de mestrado da psicóloga dará continuidade aos estudos empreendidos ao longo dos seus dois anos de participação no projeto de extensão "Observatório de Juventudes em Situação de Prisão" do IPA.

Acadêmica do IPA é aprovada para semestre acadêmico na Universidade de Coimbra

por Renan Sales última modificação 10/12/2018 18h18
Mariana Nardi Dambroz, do curso de Psicologia, foi aprovada em primeiro lugar no edital
Acadêmica do IPA é aprovada para semestre acadêmico na Universidade de Coimbra

A acadêmica Mariana Nardi Dambroz, do curso de Psicologia do Centro Universitário Metodista IPA, foi aprovada em primeiro lugar no edital interno para seleção de candidato para a bolsa Santander Universidades.

Mariana iniciará as aulas na tradicional universidade portuguesa no dia 4 de fevereiro de 2019, cursando as disciplinas "Intervenção em Psicologia do Trabalho", "Questões Aprofundadas de Psicologia Social e Cultural" e "Desigualdades e Movimentos Sociais" ao longo do semestre. As disciplinas cursadas na Universidade de Coimbra poderão ser aproveitadas no IPA quando do regresso da acadêmica.

Segundo o coordenador de Relações Internacionais do IPA, professor Ricardo Aveline, o intercâmbio agrega na formação dos alunos. "A internacionalização da educação é uma tendência nas universidades, pois garante aos acadêmicos vivências que transcendem o conhecimento teórico", comentou.

No próximo semestre serão abertos novos editais para selecionar acadêmicos para realizar o semestre letivo no exterior. Interessados podem agendar atendimento na sala A012, Núcleo de Relações Internacionais ou pelo telefone 3316 1261.

por Jéssica Rodrigues dos Santos última modificação 25/03/2019 15h42

Projeto que auxilia no controle da ansiedade está com inscrições abertas

por Jéssica Rodrigues dos Santos última modificação 25/03/2019 15h43
Serão realizados 8 encontros com início marcado para o mês de abril

Foto: pixabay.comO projeto de Estudos e Intervenções Cognitivas do curso de Psicologia do IPA está com inscrições abertas para interessados em participar do “Grupo TCC sem Ansiedade”. Serão realizados 8 encontros, sempre às quartas-feiras, das 17h30 às 18h30, com início marcado para o dia 16 de abril.

A iniciativa tem como proposta auxiliar os participantes a lutar contra a ansiedade em momentos em que precisam se expor ao público, como nas apresentações acadêmicas e no trabalho de conclusão de curso (TCC).

O grupo é gratuito e aberto tanto aos alunos do IPA, quanto à comunidade externa. Para participar, é necessário preencher o formulário de inscrição on-line, disponível aqui.

Os participantes terão a oportunidade de aprender a como aprimorar seu desempenho nas apresentações de trabalhos acadêmicos e, também, a reduzir os níveis de ansiedade causados pela dificuldade na execução de tarefas necessárias para o aprendizado acadêmico.

Grupo TCC sem Ansiedade
Data: a partir de 16 de abril
Local: sala a definir
Inscrições: formulário on-line

IPA apoia Jornada Continuada On-line Faces da Des-Humanização

por Admin última modificação 18/08/2020 16h08
IPA apoia Jornada Continuada On-line Faces da Des-Humanização

O curso de Psicologia do Centro Universitário Metodista IPA é apoiador da Jornada Continuada On-line Faces da Des-Humanização, evento organizado pela Sigmund Freud Associação Psicanalítica. Os encontros pela internet acontecem uma vez ao mês até dezembro, sempre aos sábados, a partir das 10h.

O primeiro deles já ocorreu. No dia 8 de agosto, o convidado Nelson da Silva Júnior falou sobre o neoliberalismo e seus efeitos no sujeito e na cultura. ⁣Os inscritos tiveram a chance de refletir sobre a ⁣destrutividade e desumanização na contemporaneidade e em tempos de pandemia. ⁣

Em setembro, o encontro será no dia 12 e terá a participação das doutoras em Psicanálise Magda Mello (coordenação) e Bárbara de Souza Conte, do doutor em Filosofia Fabio Caprio, e do doutor em Teologia Roberto Zwetsch. Eles participarão de uma mesa redonda com o tema: “Narrar a Des-humanização”.

No dia 3 de outubro, haverá a conferência “A vida quer viver… Reflexões sobre os efeitos da des-humanização e as proteções do psiquismo”, com a convidada Silvia Alonso. Marina Rangel atuará como debatedora, e Rosana Steffen fará a coordenação.

Já em novembro, uma mesa redonda debaterá “Tempos de pandemia: demasiado des-humano”, no dia 7. Participam Eneida Braga, Lara Lutzenberger e Juremir Machado da Silva, com a coordenação de Sissi Castiel.

Por fim, o último encontro ocorre no dia 5 de dezembro. A mesa redonda sobre “A potência dos encontros com a psicanálise em tempos de des-humanização” terá as presenças de Carolina de Barros Falcão, Daniela Bratz, Fernanda Hoff e Janete Dócolas. A coordenação é de Karin Wondracek, que também fará o encerramento da Jornada.

Estudantes de graduação do IPA têm desconto. Para inscrição, programação completa e mais informações, acesse: sympla.com.br/sig.