Você está aqui: Página Inicial / Publicidade e Propaganda / Apresentação

Apresentação

por Kesia Ventura última modificação 15/09/2020 16h47

No Curso de Publicidade e Propaganda, criado em fevereiro de 2005, tem formado profissionais com atuação relevante no mercado e no âmbito acadêmico. Nossos egressos atuam em gerência de marketing de empresas renomadas, são proprietários de agências de publicidade, trabalham em setores de agências de comunicação e marketing digital, em veículos, e há também, aqueles que seguem a caminhada acadêmica, realizando cursos de pós-graduação.

O diferencial do currículo é a ênfase em Marketing e a abordagem por Competências, que visa qualificar os estudantes para a atuação em áreas específicas ou ainda gerir um departamento de comunicação, por meio do desenvolvimento de habilidades e atitudes de um líder, com visão integradora, colaborativa e sistêmica.

Em um cenário em que a comunicação está em constante transformação, em meio a um mundo digital e com conexões diversas, o papel da formação publicitária se amplia, oportunizando a atuação profissional nas mais diversas áreas, como:

- agências de publicidade e marketing;

- departamentos de comunicação;

- veículos de comunicação;

- empresas de marketing promocional e eventos;

- institutos de pesquisas na área de consumo e comportamento de compra;

- consultoria;

- produtoras;

- marketing digital;

- gestão da comunicação em organizações públicas, privadas ou sociais.


A grade curricular vislumbra as rápidas mudanças econômicas e sociais em escala global, bem como, a criação de estratégias de comunicação para solucionar problemas de mercado, observando a responsabilidade social e o compromisso ético da profissão. Dessa forma os estudantes envolvem-se de forma teórica e prática, cursando disciplinas como: Processos Criativos, Fotografia, Marketing Digital e Conexões Midiáticas, Design Estratégico, Produção Audiovisual, Arte e Estética contemporânea, Branding, Diagnóstico de cenário, entre outras. Ainda, o/a aluno tem a oportunidade de iniciar estudos científicos na área da Comunicação e criar seu Portfólio para ingressar no mercado de trabalho. Quer experimentar tudo isso? Então vem para o IPA! 


Conheça a infraestrutura:


Dentro do Curso os alunos têm espaços de aprendizado:

- AEIPA - Agência Experimental do curso

- Multiverso - Laboratório de Comunicação Integrada (integra os laboratórios Web, Fotografia, Rádio e TV): http://multiversoipa.metodistadosul.edu.br/

- Incubadora de Comunicação

- NAVI - Núcleo de Produção Audiovisual: https://www.youtube.com/user/labtvipa

- Estágio em locais supervisionados por docentes do curso

- Monitorias nas disciplinas e laboratórios

- Participação e organização de eventos e atividades do curso

- Revista Eletrônica Fólio (publicação dos trabalhos científicos de destaque)

 
Outro diferencial que nos destaca é a Comunicação Integrada:

Os cursos de Publicidade e Propaganda e Jornalismo trabalham de forma integrada, dentro das especificidades inerentes a cada profissional, contemplando oportunidades de aprendizado em ambientes reais, com propostas desafiadoras, que são orientadas pelos docentes. O foco é possibilitar aos estudantes vivências ligadas à profissão, dando suporte aos projetos desenvolvidos nos dois cursos. 

Anualmente os cursos promovem o Seminário de Comunicação Integrada, oportunizando contato com os principais nomes da área, debates com temáticas contemporâneas, mostra de produções audiovisuais e incentivo à produção científica.

 

ATOS AUTORIZATIVOS  

Criação do Curso

Resolução CONSUNI Nº 60/2004.
Publicado em 26 de novembro de 2004.

Reconhecimento do Curso

Portaria Nº 489, de 08 de julho de 2008.
DOU Nº 130, de 09 de julho de 2008.

Última Renovação de Reconhecimento

Portaria Nº 205, de 25 de junho de 2020. 
DOU Nº 128, de 7 de julho de 2020.

Avaliação

Enade: 4 / CPC: 3. Entenda as notas

Informações gerais sobre o curso:

Grau: Bacharelado
Turno: Noite
Duração do curso: 4 anos (8 períodos)
Unidade: Central - IPA

Nº de Vagas Ofertadas: 80 Anuais 

Mensalidade 1º semestre de 2021 - clique aqui

 

IMPORTANTE: Os cursos podem ter aulas aos sábados ou em horários alternativos para o devido cumprimento da carga horária. As aulas e as atividades dos cursos poderão ocorrer, nos endereços da Unidade Central IPA, na Rua Coronel Joaquim Pedro Salgado, Nº 80 e na Rua Dr. Lauro de Oliveira, Nº 71 (Unidade Central IPA/Americano).