Você está aqui: Página Inicial / Publicidade e Propaganda / Notícias

Notícias

Liana Bazenela é destaque durante o lançamento da Revista Práxis

Liana Bazenela é destaque durante o lançamento da Revista Práxis
Fotos: Alessandro Davila

Ilana Xavier*
*Da Multiverso Comunicação Integrada

A revista eletrônica Práxis: Teoria e Prática Publicitária foi lançada na noite de ontem (29). O evento contou com a participação da presidente da Associação Riograndense de Propaganda (ARP), Liana Bazanela, que trouxe a palestra Empreendendo e Convencendo.

Durante a conversa com os estudantes, Liana falou sobre a liderança feminina e sua trajetória até se tornar presidente da ARP. Ela apresentou aos acadêmicos o novo modelo adotado pela Associação em sua gestão. “Estamos focados na diversidade, queremos entender todos os lados da nossa área”, comentou. Ao explicar o nome de sua palestra, a presidente disse: “as pessoas têm uma ideia errada sobre empreendedorismo. Empreender não é abrir uma empresa, mas ter a capacidade de fazer um negócio crescer. Outra coisa, a capacidade de convencer é da natureza de um publicitário, se vocês não têm isso, sinto muito, mas estão no lugar errado”.

O lançamento da Práxis

A abertura do lançamento contou com a palavra do Pastor Roberval Trindade, que trouxe uma reflexão sobre a gratidão. Ele associou o agradecimento à cura de diversos males. “Quando exercitamos a gratidão nos curamos, emocional, física e espiritualmente”, explicou. Para ele, a palavra faz muito sentido para toda a área de Comunicação. “Agradeçam por ter a chance de fazer o que gostam, por mais difícil e corrido que os dias sejam”, completou.

A Profa. Ms. Nancy Vianna, coordenadora do curso de Publicidade e Propaganda, salientou a importância do corpo discente participar do evento: “é uma oportunidade de fazer network e se conectar com as atualidades do mercado”. Ela ainda enumerou os artigos que estão publicados na revista, além de dar destaque ao Projeto de Comunicação. “Nesse material vocês vão encontrar os seguintes textos: O Branding nas redes sociais: um estudo nas agências de Publicidade e Propaganda de Porto Alegre; Branding e B2B: um estudo sobre as estratégias formuladas pelas agências de Publicidade e Propaganda; Pesquisa comportamental online: um estudo sobre os consumidores das agências de Publicidade e Propaganda; e Direção de Arte: um estudo sobre os processos criativos na agência W3HAUS, além do Projeto Vértice”.

Ela fez um agradecimento especial aos professores que produziram conteúdos para a primeira Práxis e destacou que outros trabalhos já estão selecionados para as próximas edições. “Todos estão convidados a participar e propor reflexões acerca de nossas práticas e processos, sempre com o olhar acurado da academia. Vida longa à Práxis!”, comemorou.

Práxis: Teoria e Prática Publicitária está disponível no Portal de Periódicos do Centro Universitário Metodista IPA ou na Plataforma ISSUU.

Curso de Publicidade e Propaganda lança revista eletrônica

“Práxis: Teoria e Prática Publicitária” faz alunos vivenciarem práticas de agências e departamentos de comunicação
Curso de Publicidade e Propaganda lança revista eletrônica

Por meio de imersões práticas em agências de publicidade e departamentos de comunicação, os alunos e professores de Publicidade e Propaganda do Centro Universitário Metodista IPA lançam, na próxima quinta-feira (29), às 19h, na Sala B 106, a primeira revista eletrônica do curso, a “Práxis: Teoria e Prática Publicitária”.

O evento da revista também contará com um bate-papo com a presidente da Associação Riograndense da Propaganda (ARP), Liana Bazanela.

Frente a um mercado comunicacional em constante mudança, a ação é forma de aproximar os laços com o mercado.

Em noite de confraternização e alegria, cursos de Comunicação lançam livros na Feira do Livro

Em noite de confraternização e alegria, cursos de Comunicação lançam livros na Feira do Livro

Convidados, estudantes, egressos e docentes dos cursos de Jornalismo e de Publicidade participaram de um momento único: o lançamento de três livros na Praça de Autógrafos, durante a 64ª Feira do Livro de Porto Alegre. As obras reúnem artigos que são resultados dos Trabalhos de Conclusão de Curso. Com o apoio dos professores, os alunos produziram os artigos baseados em pesquisas científicas que foram reunidos por temáticas.

 Os livros As Multifaces do Jornalismo e Jornalismo na Cultura da Convergência, organizados pela Prof.ª Dr.ª Valéria Deluca Soares e pelo Prof. Dr. Fabio Berti, coordenador do curso de Jornalismo, trazem textos sobre as diversas possibilidades de atuação para os profissionais da notícia e sobre as práticas jornalísticas no ambiente digital, respectivamente. A obra Publicidade e Propaganda: Contextos e Cenários, organizado pelas docentes Prof.ª Dr.ª Valéria Deluca Soares, Prof.ª Me. Maristela Franco e Prof.ª Me. Nancy Vianna, coordenadora do curso de Publicidade e Propaganda, apresenta temas das áreas do Marketing e do Comportamento do Consumidor. 

Foram meses de muito trabalho. Começar o projeto de um livro passa pela escolha, redação e revisão dos textos, pela definição do título, pela criação das capas e layout e pelas questões burocráticas e acertos com a editora e a gráfica. O projeto envolveu oito professores e 22 alunos, além de técnicos e estagiários do Multiverso. Os livros foram apresentados por profissionais renomados no mercado. A Publisher do portal Coletiva.net, Márcia Christofoli, o publicitário João Satt e o jornalista Carlos Guimarães escreveram os prefácios.

Confira o que rolou nessa noite especial:

Aluna de Publicidade e Propaganda tem artigo científico publicado no livro Vale o Escrito

Aluna de Publicidade e Propaganda tem artigo científico publicado no livro Vale o Escrito

O artigo Redação Publicitária: Um estudo na Perspectiva do Neuromarketing foi escolhido para o livro Vale o Escrito, da Editora Árvore Digital. A conquista é da graduanda em Publicidade e Propaganda, Camila Lopes e da Profª Drª Valéria Deluca. Com organização de Eduardo Dieb, o e-book, lançado em outubro, traz 15 trabalhos que abordam o texto publicitário em diferentes perspectivas. Mais de 400 cursos superiores de Letras e de Publicidade e Propaganda foram convidados para participar do call for paper (edital de chamamento para publicações).

A atividade é fruto da disciplina Pesquisa em Comunicação, que tem por objetivo a iniciação científica no curso de Publicidade e Propaganda. O desafio é fazer um ensaio para o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), trazendo os conceitos de texto científico e procedimentos metodológicos.

No prefácio, Eduardo Dieb deixa claro que a intenção era uma publicação sem fins didáticos: “a ideia do Vale o Escrito nunca foi fazer mais um livro explicando o texto publicitário. Mas sim, publicar um livro sobre o texto publicitário. Eu queria um livro rico em abordagens e autores”, esclareceu.

Camila conta que foi surpreendida ao saber que o seu texto havia sido selecionado para compor a publicação, porque para ela a redação publicitária era uma novidade, assim como trabalhos dessa complexidade. “Fiquei surpresa e muito feliz. É minha primeira experiência com esse tipo de trabalho. Eu não conhecia muito sobre a redação publicitária. Quando recebi o desafio de escrever sobre, procurei aliar ao neuromarketing, que é um assunto que sempre me interessou e percebi que os temas se harmonizavam”, explicou.

Para a professora Valéria Deluca, o trabalho foi um desafio, porque, além de não ser sua área específica na docência, trouxe um assunto que ainda está em fase inicial de pesquisa. Ela ainda destacou que o artigo proposto por Camila tinha todos os requisitos para ser selecionado. “A redação publicitária não é minha área de atuação, foram necessárias a apropriação de conceitos e muita pesquisa a respeito para orientar a aluna. Além disso, o neuromarketing é um tema relativamente novo na Comunicação. Isso fez com que o trabalho da Camila fosse tão especial, a ponto de fazer parte desse livro”, declarou.

A coordenadora do curso de Publicidade e Propaganda, Profa. Me. Nancy Vianna, relata que o diferencial do curso é oportunizar aprendizados práticos, possibilitando o protagonismo das atividades aos estudantes em formação. “Assim, eles têm a opção de escolha entre os mais variados campos de atuação profissional. A academia instiga a crítica-reflexiva de forma ética, solidária e responsável, com vias a formar um profissional de excelência", explicou. Para ela, as práticas científicas, a exemplo da publicação, são fundamentais para alicerçar os conhecimentos profissionais, introduzindo descobertas.

Para informações acesse aqui

Cursos de comunicação promovem evento Welcome Home

Cursos de comunicação promovem evento Welcome Home

Nesta terça-feira (21), os cursos de Publicidade e Propaganda e Jornalismo do Centro Universitário Metodista - IPA promoverão o evento Welcome Home - As faces da comunicação a partir das 19h, no Auditório da Biblioteca.

O Welcome Home é a abertura oficial das atividades do segundo período letivo de 2018 para os acadêmicos de Jornalismo e de Publicidade e Propaganda. É o primeiro evento de um semestre intenso para os cursos de Comunicação do IPA. Este ano a temática apresenta as faces da Comunicação: empreendedorismo, função social e tecnologia e inovação.

Além da apresentação das atividades para o segundo semestre do ano, feita pelos coordenadores, Prof. Dr. Fabio Berti e Profa. Me, Nancy Vianna, três profissionais participam de um bate-papo com os alunos. A coordenadora de Desenvolvimento Institucional do Instituto do Câncer Infantil (ICI), Fernanda Furtado e os empresários Márcia Dihl, sócia da Chegou Comunicação e Jonatas Hauschildt, COO da Prosa Electric Control.

Confira a notícia do Multiverso e conheça mais sobre o evento e palestrantes.

Publicidade e Propaganda: nova rotulagem nutricional de alimentos é tema de campanha

Publicidade e Propaganda: nova rotulagem nutricional de alimentos é tema de campanha

A coordenadora do curso de Publicidade e Propaganda, Profa. Me. Nancy Vianna e a equipe Multiverso participaram do lançamento da Campanha de Mobilização pela nova Rotulagem Nutricional e Alimentos no Brasil. O evento aconteceu na Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação (Fabico), na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). A atividade contou com representantes das áreas da Comunicação e da Saúde.

Os participantes refletiram sobre a questão da alimentação dos brasileiros e como outras áreas, como a Comunicação, também contribuem para o atual cenário. De acordo a professora Nancy, foi um momento para olhar uma problemática social que tem relação com a comunicação e aprofundar discussões a respeito da ética, da legislação e do bem comum.

Ela pondera que, tanto publicitários como jornalistas, precisam pensar em contribuições para as problemáticas sociais, como é o caso das consequências de uma alimentação imprópria. “Para que o consumidor, a escolha corretamente necessita da informação adequada e de um rótulo que apresente verdadeiramente a composição dos alimentos. A Publicidade não pode ser um obstáculo, mas sim, deve propiciar reflexão e conscientização”, observa ela.

A campanha

De acordo com o Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec), a rotulagem atual apresenta deficiência, pois faz uso de uma linguagem de difícil compreensão para o consumidor. Isso acaba causando a falta de conscientização sobre o alimento a ser consumido. “Os profissionais da saúde vêm percebendo o aumento das doenças, de doenças crônicas e da obesidade. E isso é, muitas vezes, por conta da má alimentação. Quando pequena, cresci aprendendo que nos Estados Unidos as crianças tinham problema de obesidade. Agora adulta, percebi que o Brasil é um país onde a obesidade infantil tem uma alta porcentagem”, lamenta a Profª Cláudia Aristimunha (UFRGS).

A proposta, criada pelo Idec, em conjunto com a Universidade Federal do Paraná (UFPR), se baseia no Modelo de Perfil Nutricional da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS). Para Laís Mais, nutricionista e pesquisadora em alimentos no Idec, a rotulagem atual não cumpre o papel que deveria. “Além de conter as palavras pequenas na parte traseira do produto, o design é deficiente, sem contraste e apresenta letras pequenas, impossibilitando o consumidor de compreender”, explica ela.

Leia o texto completo no site do Multiverso.

Alunos de Publicidade promovem exposição Ensaios Fotográficos

Foto: Hellen CosciaO Centro Universitário Metodista – IPA promove, até 4 de agosto de 2018, a exposição “Ensaios Fotográficos”, produzida por alunos do curso de Publicidade e Propaganda. A exposição está localizada na entrada da praça de alimentação.

Realizada por meio da disciplina de Fotografia Publicitária II, ministrada pelo professor Alexsandro Ramirez, a exposição possui temática livre, com narrativas inspiradas em fotógrafos e artistas.

A produção dessa exposição deu a oportunidade para que os alunos demonstrassem suas capacidades plástica e técnica. “Ensaios Fotográficos” conta com trabalhos produzidos pelos alunos Gabriel Cochlar Assumpção, Hellen Coscia, - Janinne da Silva Guimarães, Jonas de Mattos Hendler, Leonardo da Silva Barcelos, Rafael Rodrigues dos Santos, Rodrigo Boing Satte Alan e Victória Nogueira Motta.

Confira a matéria do Multiverso Comunicação Integrada na íntegra.

Aluna de Publicidade e Propaganda com surdez rompe barreiras e apresenta TCC

A história de Annanda Ayres foi destaque em reportagem do Zero Hora
Aluna de Publicidade e Propaganda com surdez rompe barreiras e apresenta TCC
Foto: Bruno Dornelles


A história de Annanda Ayres, de 29 anos, formanda em Publicidade e Propaganda do Centro Universitário Metodista - IPA é a prova de que com dedicação, é possível realizar a inclusão de alunos com deficiência em sala de aula.

Durante todos os anos da graduação, Annanda se dedicou às aulas e teve o apoio de intérpretes da Língua Brasileira de Sinais (Libras), que a acompanharam mesmo durante o desenvolvimento do projeto final.

A história da estudante foi notícia no jornal Zero Hora e a docente Valéria Deluca Soares de Carvalho, que orientou o projeto da estudante, ressaltou a importância de a aluna desenvolver o TCC em sua língua – Libras.

O trabalho "Comportamento do Consumidor: Um Estudo sobre os Critérios que Influenciam a Compra dos Surdos Profundos" é um vídeo com Annanda sinalizando em Libras e narração da professora.

Confira a reportagem completa do Zero Hora, clicando aqui.

O Multiverso, do IPA, também publicou uma notícia sobre o TCC de Annanda, confira.

Oficina Criativa discute o perfil do publicitário do futuro

Oficina Criativa discute o perfil do publicitário do futuro

Professores e egressos do curso de Publicidade e Propaganda participaram de uma oficina criativa. As atividades resultaram em uma reflexão sobre as práticas profissionais e sobre o perfil do aluno ingressante do curso, frente à atualização curricular em andamento.

A coordenadora do curso, Profa. Me. Nancy Vianna destaca que a proposta tem por objetivo fortalecer os laços com os egressos, que hoje são reconhecidos como profissionais qualificados, formados pelo IPA. Também visa aliar esforços para contribuir de forma responsável, ética e reflexiva com o/a novo/a perfil do publicitário/a na sociedade. “Precisamos de profissionais que trabalham de forma colaborativa, inovadora, estratégica e criativa no âmbito da comunicação”, ressalta.

A atividade contou com a presença dos egressos Régis Pessopani, Maurens Rosa, Deise da Luz, Jônatas Hauschildt e Caroline Lara, que coordenou os trabalhos, utilizando técnicas de imersão. Em parceria com os ex-alunos, os docentes Marcelo Corrêa, Maristela Franco, Gustavo Meneghetti e a coordenadora do curso Nancy Vianna, iniciaram o processo de construção de soluções estratégicas que idealizam o profissional que irá assumir posições no mercado de trabalho nos próximos anos. A atividade contou ainda, com a presença do Prof. Me. Cristian Armijo, representando a Coordenadoria de Graduação.

O perfil desenhado durante a oficina será validado junto aos alunos ingressantes no curso de Publicidade e Propaganda neste semestre. Depois desta etapa, os egressos e professores voltam a se reunir para a construção dos protótipos, partindo dos dados coletados e das ações idealizadas. “O mundo muda, a forma de nos comunicamos muda e o profissional precisa se reinventar frente à nova realidade. Podemos dizer que este grupo é um movimento coletivo e colaborativo que está atento às mudanças. Somos impulsionados pela paixão na profissão e no diferencial da sua atuação na sociedade”, completa a coordenadora.

Nancy Viana salienta que a Comunicação não é estática, mas sim uma ciência que precisa de estudos, atualizações e de análises apuradas no campo de atuação. “Promover o encontro de egressos e docentes é valorizar aqueles que formamos e entender que a relevância da atuação destes profissionais onde estão inseridos é a marca do Curso de Curso de Publicidade e Propaganda do IPA”. A professora faz questão de ressaltar que os profissionais graduados no IPA são verdadeiros agentes de transformação. “Promovemos valores como respeito, ética, generosidade, colaboração, solidariedade, responsabilidade, que aliados à formação profissional marcam positivamente as organizações em que atuam. Temos orgulho de ser IPA, e como sempre digo a eles: ‘uma vez IPA, sempre IPA’, ou ainda, como eles dizem: ‘do IPA pra vida!’”.

Confira o depoimento de duas egressas que participaram da oficina. Elas destacam a satisfação de participar de um momento importante do curso que as formou.

Texto e vídeos:  Multiverso

1º Seminário de Comunicação Integrada

1º Seminário de Comunicação Integrada

12/09 (Auditório da Biblioteca) - Mostra Audiovisual: Apresentação de produções audiovisuais dos cursos de Jornalismo e PP

13/09 - Workshops :

Design Thinking (Sala A113)
Marketing Digital SEO (Sala C105)
Gestão de Crise de Imagem (Laboratório C005)
Apresentações Diferentonas (Sala A115)
Tendências em Design Gráfico e Ilustração (Laboratório B301b)
Coberturas em Áreas de Risco (Sala A112)

14/09 (Auditório da Biblioteca) - "Eu, Ciência?"
Pesquisa em Comunicacão; Apresentação da Revista Fólio; Apresentações Científicas (artigos de alunos e profs.)

15/09 (Auditório Oscar Machado) - Painel: "Comunicação em Plataformas Digitais"

#somosMULTI  #somosIPA