Você está aqui: Página Inicial / Publicidade e Propaganda / Notícias

Notícias

Cursos de comunicação promovem evento Welcome Home

Cursos de comunicação promovem evento Welcome Home

Nesta terça-feira (21), os cursos de Publicidade e Propaganda e Jornalismo do Centro Universitário Metodista - IPA promoverão o evento Welcome Home - As faces da comunicação a partir das 19h, no Auditório da Biblioteca.

O Welcome Home é a abertura oficial das atividades do segundo período letivo de 2018 para os acadêmicos de Jornalismo e de Publicidade e Propaganda. É o primeiro evento de um semestre intenso para os cursos de Comunicação do IPA. Este ano a temática apresenta as faces da Comunicação: empreendedorismo, função social e tecnologia e inovação.

Além da apresentação das atividades para o segundo semestre do ano, feita pelos coordenadores, Prof. Dr. Fabio Berti e Profa. Me, Nancy Vianna, três profissionais participam de um bate-papo com os alunos. A coordenadora de Desenvolvimento Institucional do Instituto do Câncer Infantil (ICI), Fernanda Furtado e os empresários Márcia Dihl, sócia da Chegou Comunicação e Jonatas Hauschildt, COO da Prosa Electric Control.

Confira a notícia do Multiverso e conheça mais sobre o evento e palestrantes.

Publicidade e Propaganda: nova rotulagem nutricional de alimentos é tema de campanha

Publicidade e Propaganda: nova rotulagem nutricional de alimentos é tema de campanha

A coordenadora do curso de Publicidade e Propaganda, Profa. Me. Nancy Vianna e a equipe Multiverso participaram do lançamento da Campanha de Mobilização pela nova Rotulagem Nutricional e Alimentos no Brasil. O evento aconteceu na Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação (Fabico), na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). A atividade contou com representantes das áreas da Comunicação e da Saúde.

Os participantes refletiram sobre a questão da alimentação dos brasileiros e como outras áreas, como a Comunicação, também contribuem para o atual cenário. De acordo a professora Nancy, foi um momento para olhar uma problemática social que tem relação com a comunicação e aprofundar discussões a respeito da ética, da legislação e do bem comum.

Ela pondera que, tanto publicitários como jornalistas, precisam pensar em contribuições para as problemáticas sociais, como é o caso das consequências de uma alimentação imprópria. “Para que o consumidor, a escolha corretamente necessita da informação adequada e de um rótulo que apresente verdadeiramente a composição dos alimentos. A Publicidade não pode ser um obstáculo, mas sim, deve propiciar reflexão e conscientização”, observa ela.

A campanha

De acordo com o Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec), a rotulagem atual apresenta deficiência, pois faz uso de uma linguagem de difícil compreensão para o consumidor. Isso acaba causando a falta de conscientização sobre o alimento a ser consumido. “Os profissionais da saúde vêm percebendo o aumento das doenças, de doenças crônicas e da obesidade. E isso é, muitas vezes, por conta da má alimentação. Quando pequena, cresci aprendendo que nos Estados Unidos as crianças tinham problema de obesidade. Agora adulta, percebi que o Brasil é um país onde a obesidade infantil tem uma alta porcentagem”, lamenta a Profª Cláudia Aristimunha (UFRGS).

A proposta, criada pelo Idec, em conjunto com a Universidade Federal do Paraná (UFPR), se baseia no Modelo de Perfil Nutricional da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS). Para Laís Mais, nutricionista e pesquisadora em alimentos no Idec, a rotulagem atual não cumpre o papel que deveria. “Além de conter as palavras pequenas na parte traseira do produto, o design é deficiente, sem contraste e apresenta letras pequenas, impossibilitando o consumidor de compreender”, explica ela.

Leia o texto completo no site do Multiverso.

Alunos de Publicidade promovem exposição Ensaios Fotográficos

Foto: Hellen CosciaO Centro Universitário Metodista – IPA promove, até 4 de agosto de 2018, a exposição “Ensaios Fotográficos”, produzida por alunos do curso de Publicidade e Propaganda. A exposição está localizada na entrada da praça de alimentação.

Realizada por meio da disciplina de Fotografia Publicitária II, ministrada pelo professor Alexsandro Ramirez, a exposição possui temática livre, com narrativas inspiradas em fotógrafos e artistas.

A produção dessa exposição deu a oportunidade para que os alunos demonstrassem suas capacidades plástica e técnica. “Ensaios Fotográficos” conta com trabalhos produzidos pelos alunos Gabriel Cochlar Assumpção, Hellen Coscia, - Janinne da Silva Guimarães, Jonas de Mattos Hendler, Leonardo da Silva Barcelos, Rafael Rodrigues dos Santos, Rodrigo Boing Satte Alan e Victória Nogueira Motta.

Confira a matéria do Multiverso Comunicação Integrada na íntegra.

Aluna de Publicidade e Propaganda com surdez rompe barreiras e apresenta TCC

A história de Annanda Ayres foi destaque em reportagem do Zero Hora
Aluna de Publicidade e Propaganda com surdez rompe barreiras e apresenta TCC
Foto: Bruno Dornelles


A história de Annanda Ayres, de 29 anos, formanda em Publicidade e Propaganda do Centro Universitário Metodista - IPA é a prova de que com dedicação, é possível realizar a inclusão de alunos com deficiência em sala de aula.

Durante todos os anos da graduação, Annanda se dedicou às aulas e teve o apoio de intérpretes da Língua Brasileira de Sinais (Libras), que a acompanharam mesmo durante o desenvolvimento do projeto final.

A história da estudante foi notícia no jornal Zero Hora e a docente Valéria Deluca Soares de Carvalho, que orientou o projeto da estudante, ressaltou a importância de a aluna desenvolver o TCC em sua língua – Libras.

O trabalho "Comportamento do Consumidor: Um Estudo sobre os Critérios que Influenciam a Compra dos Surdos Profundos" é um vídeo com Annanda sinalizando em Libras e narração da professora.

Confira a reportagem completa do Zero Hora, clicando aqui.

O Multiverso, do IPA, também publicou uma notícia sobre o TCC de Annanda, confira.

Oficina Criativa discute o perfil do publicitário do futuro

Oficina Criativa discute o perfil do publicitário do futuro

Professores e egressos do curso de Publicidade e Propaganda participaram de uma oficina criativa. As atividades resultaram em uma reflexão sobre as práticas profissionais e sobre o perfil do aluno ingressante do curso, frente à atualização curricular em andamento.

A coordenadora do curso, Profa. Me. Nancy Vianna destaca que a proposta tem por objetivo fortalecer os laços com os egressos, que hoje são reconhecidos como profissionais qualificados, formados pelo IPA. Também visa aliar esforços para contribuir de forma responsável, ética e reflexiva com o/a novo/a perfil do publicitário/a na sociedade. “Precisamos de profissionais que trabalham de forma colaborativa, inovadora, estratégica e criativa no âmbito da comunicação”, ressalta.

A atividade contou com a presença dos egressos Régis Pessopani, Maurens Rosa, Deise da Luz, Jônatas Hauschildt e Caroline Lara, que coordenou os trabalhos, utilizando técnicas de imersão. Em parceria com os ex-alunos, os docentes Marcelo Corrêa, Maristela Franco, Gustavo Meneghetti e a coordenadora do curso Nancy Vianna, iniciaram o processo de construção de soluções estratégicas que idealizam o profissional que irá assumir posições no mercado de trabalho nos próximos anos. A atividade contou ainda, com a presença do Prof. Me. Cristian Armijo, representando a Coordenadoria de Graduação.

O perfil desenhado durante a oficina será validado junto aos alunos ingressantes no curso de Publicidade e Propaganda neste semestre. Depois desta etapa, os egressos e professores voltam a se reunir para a construção dos protótipos, partindo dos dados coletados e das ações idealizadas. “O mundo muda, a forma de nos comunicamos muda e o profissional precisa se reinventar frente à nova realidade. Podemos dizer que este grupo é um movimento coletivo e colaborativo que está atento às mudanças. Somos impulsionados pela paixão na profissão e no diferencial da sua atuação na sociedade”, completa a coordenadora.

Nancy Viana salienta que a Comunicação não é estática, mas sim uma ciência que precisa de estudos, atualizações e de análises apuradas no campo de atuação. “Promover o encontro de egressos e docentes é valorizar aqueles que formamos e entender que a relevância da atuação destes profissionais onde estão inseridos é a marca do Curso de Curso de Publicidade e Propaganda do IPA”. A professora faz questão de ressaltar que os profissionais graduados no IPA são verdadeiros agentes de transformação. “Promovemos valores como respeito, ética, generosidade, colaboração, solidariedade, responsabilidade, que aliados à formação profissional marcam positivamente as organizações em que atuam. Temos orgulho de ser IPA, e como sempre digo a eles: ‘uma vez IPA, sempre IPA’, ou ainda, como eles dizem: ‘do IPA pra vida!’”.

Confira o depoimento de duas egressas que participaram da oficina. Elas destacam a satisfação de participar de um momento importante do curso que as formou.

Texto e vídeos:  Multiverso

1º Seminário de Comunicação Integrada

1º Seminário de Comunicação Integrada

12/09 (Auditório da Biblioteca) - Mostra Audiovisual: Apresentação de produções audiovisuais dos cursos de Jornalismo e PP

13/09 - Workshops :

Design Thinking (Sala A113)
Marketing Digital SEO (Sala C105)
Gestão de Crise de Imagem (Laboratório C005)
Apresentações Diferentonas (Sala A115)
Tendências em Design Gráfico e Ilustração (Laboratório B301b)
Coberturas em Áreas de Risco (Sala A112)

14/09 (Auditório da Biblioteca) - "Eu, Ciência?"
Pesquisa em Comunicacão; Apresentação da Revista Fólio; Apresentações Científicas (artigos de alunos e profs.)

15/09 (Auditório Oscar Machado) - Painel: "Comunicação em Plataformas Digitais"

#somosMULTI  #somosIPA