Você está aqui: Página Inicial / Publicidade e Propaganda / Notícias / Publicidade e Propaganda: nova rotulagem nutricional de alimentos é tema de campanha

por raissa.ferreira última modificação 21/08/2018 14h21

A coordenadora do curso de Publicidade e Propaganda, Profa. Me. Nancy Vianna e a equipe Multiverso participaram do lançamento da Campanha de Mobilização pela nova Rotulagem Nutricional e Alimentos no Brasil. O evento aconteceu na Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação (Fabico), na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). A atividade contou com representantes das áreas da Comunicação e da Saúde.

Os participantes refletiram sobre a questão da alimentação dos brasileiros e como outras áreas, como a Comunicação, também contribuem para o atual cenário. De acordo a professora Nancy, foi um momento para olhar uma problemática social que tem relação com a comunicação e aprofundar discussões a respeito da ética, da legislação e do bem comum.

Ela pondera que, tanto publicitários como jornalistas, precisam pensar em contribuições para as problemáticas sociais, como é o caso das consequências de uma alimentação imprópria. “Para que o consumidor, a escolha corretamente necessita da informação adequada e de um rótulo que apresente verdadeiramente a composição dos alimentos. A Publicidade não pode ser um obstáculo, mas sim, deve propiciar reflexão e conscientização”, observa ela.

A campanha

De acordo com o Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec), a rotulagem atual apresenta deficiência, pois faz uso de uma linguagem de difícil compreensão para o consumidor. Isso acaba causando a falta de conscientização sobre o alimento a ser consumido. “Os profissionais da saúde vêm percebendo o aumento das doenças, de doenças crônicas e da obesidade. E isso é, muitas vezes, por conta da má alimentação. Quando pequena, cresci aprendendo que nos Estados Unidos as crianças tinham problema de obesidade. Agora adulta, percebi que o Brasil é um país onde a obesidade infantil tem uma alta porcentagem”, lamenta a Profª Cláudia Aristimunha (UFRGS).

A proposta, criada pelo Idec, em conjunto com a Universidade Federal do Paraná (UFPR), se baseia no Modelo de Perfil Nutricional da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS). Para Laís Mais, nutricionista e pesquisadora em alimentos no Idec, a rotulagem atual não cumpre o papel que deveria. “Além de conter as palavras pequenas na parte traseira do produto, o design é deficiente, sem contraste e apresenta letras pequenas, impossibilitando o consumidor de compreender”, explica ela.

Leia o texto completo no site do Multiverso.