Você está aqui: Página Inicial / Engenharia Civil / Notícias / Saída de Campo da Turma de Geologia Aplicada à Engenharia Civil

Saída de Campo da Turma de Geologia Aplicada à Engenharia Civil

por juliana bernardes última modificação 27/03/2018 20h03
Saída de Campo da Turma de Geologia Aplicada à Engenharia Civil

No dia 14 de maio de 2016, alunos do curso de Engenharia Civil do Centro Universitário Metodista IPA, acompanhados pela professora Juliana de Azevedo Bernardes, visitaram o Parque Nacional Aparados da Serra, na Saída de Campo da turma de Geologia Aplicada à Engenharia Civil.

O Parque Nacional Aparados da Serra tem 13.141,05 ha de área e perímetro de 63,00 km, fazendo fronteira tanto ao sul quanto ao norte ao Parque Nacional da Serra Geral, ambos administrados pelo ICMBio. Juntos, os dois parques abrangem uma área de aproximadamente 30.400 ha.
O relevo da região é bastante particular, sendo caracterizado principalmente por desfiladeiros com paredões verticais de até 700 m de altura, onde abruptamente terminam os campos suavemente ondulados do planalto, como se estes tivessem sido "aparados". Os alunos percorreram a Trilha do Cotovelo que possibilita a visualização de topo do Canyon Itaimbezinho, um dos mais famosos da região.