Você está aqui: Página Inicial / Engenharia Civil / Notícias

Notícias

Eventos e Notícias do Curso de Engenharia Civil Centro Universitário Metodista IPA

Alunos de Engenharia de Produção e Engenharia Civil visitam Cooperativa Vinícola Aurora

Estudantes conheceram diversos setores e laboratórios da empresa


Os alunos dos cursos de Engenharia de Produção e Engenharia Civil do Centro Universitário Metodista - IPA fizeram, no dia 7 de abril, uma visita técnica à Cooperativa Vinícola Aurora. 
A atividade foi organizada pela Professora Dra. Daniele Trajano Raupp com acompanhamento do Professor Mestre Alexsander Longhi.

A visita técnica foi guiada pelo enólogo e sommelier William Paim e teve por objetivo conhecer, em detalhe, o processo produtivo da Vinícola, considerada a maior do Brasil.

"O parque industrial situado em Bento Gonçalves está em constante modernização e os alunos puderam visitar os setores de recebimento de uvas que, no último ano, passaram a contar com um robô, produzido na Alemanha, que eliminou o trabalho braçal do descarregamento dos caminhões", explica o coordenador das graduações, Claudio Bastos Sikilero.

No setor de processamento, puderam conhecer o novo equipamento utilizado na termovinificação, usado para vinificação rápida com a extração de polifenóis da uva desengaçada.

Durante o restante da visita, os alunos visitaram os demais setores e laboratórios, além de ter acesso a informações sobre legislação, critérios de controle de qualidade e estratégias utilizadas para melhoria da qualidade e competitividade da empresa. 

"Com um vasto mix de produtos, como sucos, azeites, vinhos, espumantes, brandys e coolers, que atende aos mais diversos nichos de mercado. A indústria de bebidas é  um importante setor na indústria de transformação brasileira", finaliza o docente.  

Saiba mais sobre as graduações

As graduações do IPA buscam a formação de profissionais sintonizados com o mundo do trabalho de forma autônoma, comprometidos com uma postura ética e com a instauração de uma nova ordem social, em que a ciência esteja a serviço do bem comum e a tecnologia gere riquezas para o desenvolvimento social e econômico de todos os sujeitos.

Confira mais detalhes do curso de graduação em Engenharia Civil e do curso de Engenharia de Produção.

Visita técnica à EPTC

Visita técnica à EPTC
Na noite de 03 de abril de 2018 ocorreu uma visita técnica à EPTC com os alunos do curso de Engenharia Civil do Centro Universitário Metodista IPA, acompanhados pelas Professoras Anelise Schmitz e Danielle Bruxel.
Os alunos tiveram a oportunidade de conhecer o trabalho da EPTC, desde as ações de planejamento da cidade até as ações de campanhas e projetos para educação em segurança viária, que é um desafio constante do trânsito em nossa cidade. Além disso, tiveram acesso a GECOMM (Gerência do Controle de Monitoramento da Mobilidade) e ao sistema de monitoramento do trânsito em tempo real.

Estudantes de Arquitetura e Engenharia são recepcionados com dinâmica e palestra

Estudantes de Arquitetura e Engenharia são recepcionados com dinâmica e palestra

No última quinta-feira, 22 de março, aconteceu na unidade DC do Centro Universitário Metodista IPA, a recepção dos calouros dos cursos de Arquitetura e Urbanismo, Engenharia Civil e Engenharia de Produção. Os estudantes foram recepcionados com a palavra da Pastoral Escolar, as boas-vindas da professora Patrícia Treviso, coordenadora de Graduação, e dos coordenadores de curso. Em seguida, participaram de uma dinâmica realizada pelo professor Luiz Afonso Gomes, do curso de Educação Física.

Os estudantes dos cursos de Engenharia Civil e Engenharia de Produção assistiram à palestra "A importância da Engenharia de Segurança do Trabalho no Contexto Mercadológico" com o professor Marino José Greco. "O engenheiro apresentou aos presentes a relação da Engenharia de Segurança do Trabalho com o momento atual do mercado e sua relação com a vida de todos os trabalhadores, tanto na sua vida particular como laboral", explica o professor Claudio Bastos Sikilero, coordenador de Engenharia de Produção.

Visita técnica à hidrelétrica binacional Itaipu

Visita técnica à hidrelétrica binacional Itaipu

 

 

 

 

Turma de alunos dos cursos de Engenharia Civil, Engenharia de Produção e Arquitetura e Urbanismo do IPA, que visitou a hidrelétrica binacional ITAIPU em 10 de julho de 2017

Saída de Campo da Turma de Geologia Aplicada à Engenharia Civil

Saída de Campo da Turma de Geologia Aplicada à Engenharia Civil

No dia 14 de maio de 2016, alunos do curso de Engenharia Civil do Centro Universitário Metodista IPA, acompanhados pela professora Juliana de Azevedo Bernardes, visitaram o Parque Nacional Aparados da Serra, na Saída de Campo da turma de Geologia Aplicada à Engenharia Civil.

O Parque Nacional Aparados da Serra tem 13.141,05 ha de área e perímetro de 63,00 km, fazendo fronteira tanto ao sul quanto ao norte ao Parque Nacional da Serra Geral, ambos administrados pelo ICMBio. Juntos, os dois parques abrangem uma área de aproximadamente 30.400 ha.
O relevo da região é bastante particular, sendo caracterizado principalmente por desfiladeiros com paredões verticais de até 700 m de altura, onde abruptamente terminam os campos suavemente ondulados do planalto, como se estes tivessem sido "aparados". Os alunos percorreram a Trilha do Cotovelo que possibilita a visualização de topo do Canyon Itaimbezinho, um dos mais famosos da região.

Aluna de Engenharia Civil apresenta trabalho em Salão de Iniciação Científica da UFRGS

Aluna de Engenharia Civil apresenta trabalho em Salão de Iniciação Científica da UFRGS


Candida Ribeiro da Rosa, aluna da graduação em Engenharia Civil do Centro Universitário Metodista - IPA, participou do Salão de Iniciação Científica (SIC) realizado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), de 15 a 19 de outubro de 2018.

O evento é um espaço para a divulgação, promoção e acompanhamento dos trabalhos de Iniciação Científica desenvolvidos por alunos de graduação de diversas Instituições de Ensino Superior (IES).  

Candida apresentou o trabalho "Estudo de Traço de Concreto Permeável em Passeios Públicos", trabalho de pesquisa proveniente do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) da aluna, orientado pela professora de Materiais de Construção Civil do IPA, professora Viviane Gschwenter dos Santos.

Egresso de Engenharia Civil participa do COBRAC 2018

Egresso de Engenharia Civil participa do COBRAC 2018


Julio Vicereki Tescastro, egresso de Engenharia Civil do Centro Universitário Metodista - IPA, apresentou seu trabalho no COBRAC 2018 - 13º Congresso Brasileiro de Cadastro Técnico Multifinalitário e Gestão Territorial.

O evento foi realizado de 21 a 24 de outubro e o aluno contribuiu com uma apresentação oral do projeto "Análise comparativa das técnicas de levantamento topográfico planimétrico: Real Time Kinematic (RTK) e Veículo Áereo Não Tripulado (VANT)".

O projeto do estudante foi orientado pelo professor Fabricio Tescastro. A pesquisa realiza uma análise topográfica em uma área na cidade de Sentinela de Sul (RS), comparando levantamentos aerofotogramétricos via VANT em relação às coordenadas obtidas por meio de método de topografia convencional RTK.

Semana Acadêmica de Engenharia Civil discutiu técnicas inovadoras

Semana Acadêmica de Engenharia Civil discutiu técnicas inovadoras


No início do mês, foi realizada a Semana Acadêmica de Engenharia Civil do Centro Universitário Metodista - IPA. O evento contou com palestras técnicas ministradas por especialistas convidados.

Augusto Rovedder, da empresa Saint Goban Wber Quartzolit, discutiu "Sistemas Tradicionais e Inovadores de Impermeabilização" e Sheila Cristina Wentd, diretora do departamento de criminalística, ministrou a palestra "Perícias em Engenharia Civil - Experiência do Instituto Geral de Perícias IGP do Rio Grande do Sul".

As palestras contaram com a participação dos alunos, professores e egressos do curso. No final do mês acontecerá o 1º Campeonato de Pontes de Espaguete do IPA.

Confira mais fotos: 

Semana Acadêmica de Engenharia Civil

Alunos de Engenharia Civil apresentam ponte feita de espaguete

Atividade foi parte da Semana Acadêmica do curso
Alunos de Engenharia Civil apresentam ponte feita de espaguete

Na última segunda-feira, 5 de novembro, estudantes de Engenharia Civil do Centro Universitário Metodista - IPA apresentaram uma ponte feita com massa de espaguete. O projeto foi desenvolvido pelos alunos Bruno Michael Freitas da Silva, Juliano Torres e Leonardo Manica Grando. 

A atividade fez parte da Semana Acadêmica da Engenharia Civil e foi realizada no Auditório. A professora Danielle Clerman Bruxel, coordenadora do curso, explica que os estudantes desenvolveram o projeto e memorial de cálculo da ponte em outubro. 

"Construíram uma ponte feita com massa pesando um total de 874 gramas e contando com 50 cm de altura e 106 cm de comprimento. Nesta segunda-feira, a ponte construída sofreu carregamento com pesos durante 30 minutos, tendo suportado uma carga total de 77 kgf até sua ruptura", explica. 

O projeto foi proposto e supervisionado pelos docentes Guilherme W. Alminhana, Manoel Ignacio Xavier Filho e Vanessa F. da Silveira Fisher, da área de Estruturas do curso, que acompanharam e fiscalizaram todo o processo.

Confira mais fotos 

Alunos de Engenharia Civil apresentam ponte feita de espaguete