Você está aqui: Página Inicial / Jornalismo / Notícias

Notícias

por fabio berti última modificação 17/02/2020 13h37
Jornalismo IPA Comunicação Multiverso Rádio TV Jornal Revista Multimídia

Estudante do IPA é destaque em prêmio de Jornalismo Ambiental

por Renan Sales última modificação 26/11/2018 16h22
Estudante do IPA é destaque em prêmio de Jornalismo Ambiental

Bruno Dornelles*
*Da Multiverso Comunicação Integrada

Pelo segundo ano consecutivo, Vinícius Domingues é um dos vencedores do Prêmio José Lutzenberger. Com a reportagem “Riscos, processos e alternativas para o lixo eletroeletrônico”, publicada no Multiverso, o aluno de Jornalismo, conquistou o terceiro lugar. No ano passado, com a reportagem “Um novo olhar sobre o lixo”, ele também foi destaque no evento.

O acadêmico relata que o encanto pelo jornalismo ambiental surgiu com uma disciplina que cursou na faculdade. “Ao longo da cadeira foi me despertando o interesse. Dediquei-me bastante para produzir uma pauta bem legal e acabei gostando”, relata o estudante.

Em relação ao processo de escolha do tema da reportagem, o acadêmico diz que tudo ocorreu de forma muito natural, pois desde o ano passado já pesquisava sobre jornalismo ambiental atrás de temas e afins. Porém, ele diz que se deu conta do tema quando um dia, pesquisando através do celular pensou: “esse celular que está na minha mão daqui a pouco vai virar lixo. E o que as pessoas fazem com esse tipo de lixo? Onde elas descartam? Nós fomos educados para saber descartar de forma correta?”, questiona Vinicius.

Ele comenta que o foco principal da reportagem é trazer ao público dados sobre a produção do lixo eletroeletrônico e os riscos que esses resíduos oferecem para o meio ambiente e para os seres humanos. Salienta também, que procurou destacar a forma irregular que esse tipo de lixo é descartado e também mostrar algumas atitudes que podem contribuir para barrar o aumento dos danos. “Eu trouxe dados sobre a produção desse lixo eletroeletrônico no Brasil e no mundo e os riscos que eles oferecem”.

O estudante ressalta que conversou com um engenheiro ambiental da FEPAM que o alertou sobre os riscos, e principalmente sobre a questão dos metais pesados que estão muito presentes nesses resíduos. Como conclusão da matéria, o estudante cita que apresentou uma das soluções já existente, que é o “Sustentar”. “É um projeto, uma iniciativa daqui do Rio Grande do Sul, promovido pelo Governo do Estado, referência nesse procedimento”, sintetiza Vinicius.

Sobre as recentes premiações, o estudante fala que “os prêmios são bacanas, eles mostram que o teu trabalho está no caminho certo e que o conteúdo produzido é relevante e pode ser um agente transformador. A gente sabe que o bom jornalismo pode sim, contribuir para um mundo melhor”.

Vinícius destaca o apoio do professor Fabio Berti. “Ele foi o professor da disciplina que despertou meu interesse pelo Jornalismo Ambiental. Ele me deu o maior apoio”. Ele também, ressalta o trabalho da professora Valéria Deluca. “Ela abraçou a ideia esse ano e me abriu o espaço do Multiverso para produzir e publicar a reportagem. Ela meu deu todo apoio e incentivo quando eu cheguei com a pauta. Foi parte fundamental no desenvolvimento da reportagem, o resultado final passa muito por ela”, agradece ele.

A reportagem “Riscos, processos e alternativas para o lixo eletroeletrônico", você confere aqui.

 

Design Thinking é ferramenta levada para o Planejamento 2019-2020 do Americano

por Renan Sales última modificação 30/10/2018 13h02
Design Thinking é ferramenta levada para o Planejamento 2019-2020 do Americano
Foto: Alessandro Davila

Na oportunidade, foram discutidas as ações estratégicas para o próximo ano letivo, os novos modelos de atuação referentes aos vestibulares e ao Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), a oferta de cursos extracurriculares, a inserção no meio acadêmico e a criação de novas formas de comunicação com os pais, uma demanda já manifestada pelos próprios responsáveis.

Para a Coordenadora do curso de Publicidade e Propaganda, Profa. Me. Nancy Vianna, é importante reunir as lideranças para alinhar estratégias que visam a qualificação dos processos acadêmicos e a integração da comunidade com a escola. “Minha contribuição nesse processo é, após a definição dos impasses, aplicar a metodologia Design Thinkingonde todos fazem parte do processo e apontam soluções. Isso porque, no momento em que todos sabem o problema, a resolução acontece de forma multidisciplinar”, explicou. Ela ainda comentou a importância da integração entre o Colégio Metodista Americano e o IPA. “Me sinto lisonjeada em ter a oportunidade de contribuir”, comemorou.

A diretora do Colégio Metodista Americano, Marilice Trentini Oliveira, afirmou que a interação dos profissionais possibilita a eficácia na resolução dos problemas. “Saímos da reunião com propostas que farão a diferença nos próximos dois anos. O melhor é que as soluções são construídas pelo grupo multidisciplinar”, revelou. Ele ainda valorizou a parceria com a coordenação do curso de Publicidade e Propaganda. “Desde 2016 a professora Nancy desenvolve o trabalho conosco. A coparticipação se dá, porque reconhecemos que a área da Comunicação acrescenta um olhar diferenciado, principalmente no que diz respeito ao Planejamento Estratégico,” esclareceu.

“O Tribunal tem se exposto demais à opinião pública”, diz o ex-Ministro do STF José Néri da Silveira

por Renan Sales última modificação 23/10/2018 12h19
“O Tribunal tem se exposto demais à opinião pública”, diz o ex-Ministro do STF José Néri da Silveira
Foto: Mauro Chaves

Bruno Dornelles*
*Da Multiverso Comunicação Integrada

O Multiverso conversou com o ex-Ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), José Néri da Silveira. Aos 86 anos, é uma figura de destaque na Magistratura brasileira. Presidiu o STF entre os anos de 1989 e 1991; foi Presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) de 1985 a 1987 e mais tarde, entre os anos de 1999 e 2001; e atuou como Presidente do Tribunal Federal de Recursos, entre 1979 e 1981.

Dentre suas contribuições, ainda como Presidente do TSE, está a instalação do sistema de informática da Justiça Eleitoral e a implementação da urna eletrônica em todas as zonas eleitorais do país.

O magistrado foi conferencista em evento promovido pelos cursos de Administração, Direito e Ciências Contábeis. Em sua palestra, titulada de “O Papel do Supremo Tribunal Federal no Estado Democrático de Direito”, o ministro José Néri da Silveira fez questão de abordar fatos históricos e condizentes com as transformações e evoluções que a Justiça vem passando. Agora aposentado, ele falou sobre as atuações do órgão nos últimos anos e sobre a influência da mídia nas decisões proferidas pelo STF. 

Multiverso: Algumas das decisões proferidas nesses últimos tempos, pelo STF, tem ultrapassado os limites da Constituição em nome do Estado Democrático de Direito. Qual sua opinião sobre essas decisões?

Ministro José Néri da Silveira: Isso é o que vem sendo chamado de ativismo judiciário. Eu acho que o Supremo tem enfrentado atualmente, uma série de questões novas, mas que ficam dentro do âmbito de sua competência de guardião da Constituição. Se não tem uma disciplina legal, o Supremo vai dar uma solução. Isso já aconteceu na greve dos funcionários públicos. Para o exercício de determinados direitos fundamentais, há a necessidade de uma Lei. E, o Supremo tem buscado dar uma solução, pois ele tem que dar essa resposta para os pedidos. O cidadão pensa ‘aquele meu direito, é um direito efetivo? Se sim, quero exercê-lo’. E com isso, o Tribunal dá a solução. Então, eu acho que Tribunal tem sido convocado muito nesse sentido.

Multiverso: O Sr. enxerga e acredita que exista alguma influência da mídia nas decisões proferidas pelo STF?

Ministro José Néri da Silveira: A rigor, eu acho que não há influência. Os juízes julgam de acordo com a sua consciência e de acordo com a compreensão sobre o fato e a norma. Eu acho que todos decidem com absoluta independência. O que tem acontecido é que o Tribunal tem se exposto demais à opinião pública.

Multiverso realiza cobertura jornalística durante o 31º Fórum da Liberdade

por raissa.ferreira última modificação 13/04/2018 11h22
Confira texto da equipe de alunos do IPA
Multiverso realiza cobertura jornalística durante o 31º Fórum da Liberdade

O debate público, frente aos últimos acontecimentos no Brasil, está ainda mais controverso. Nesse ambiente, o 31º Fórum da Liberdade reuniu, em Porto Alegre, políticos, jornalistas, escritores, empresários e presidenciáveis para discutir soluções para a América-Latina. O Multiverso participou, realizando a cobertura jornalística. Foram dois dias de intenso trabalho e compartilhamento de informações sobre o maior evento de debates da América Latina.

O Fórum teve uma de suas maiores edições, com mais de cinco mil inscritos e 150 jornalistas credenciados para cobrir mais de 20 palestrantes nacionais e internacionais, nove painéis e diversas exposições, em dois dias de evento. A Profa. Dra. Valéria Deluca, coordenadora do Multiverso, entende que a oportunidade de fazer uma grande cobertura, com várias plataformas, complementa o trabalho feito em sala de aula e permite a experimentação e a aplicação dos conteúdos e teorias até para os alunos do primeiro semestre. “Tem muito a ver com a filosofia e as práticas do nosso curso. Fizemos um acompanhamento em tempo real, com grandes personalidades. Além da responsabilidade de gerar e apurar conteúdo, conseguimos refletir sobre a conduta profissional exigida. Foi um grande momento de aprendizado e os alunos estão de parabéns”, enfatiza.

A Profa. Dra. Sandra Bitencourt, que também acompanhou os trabalhos do grupo de estudantes, destaca o momento valioso de ensino. “A equipe estava muito comprometida. Tivemos todos os elementos para realizar uma excelente cobertura jornalística, até com direito a furo e exclusividade, no caso da transmissão da palestra do Juiz Sérgio Moro, reverberada por outros veículos de comunicação”, comemora.

Quatro alunos do IPA participaram da cobertura feita pelo Multiverso. Márcio Nunes, Giulian Cavalli, Martha Dias e Bruno Dornelles concordam que a experiência foi única para o aprendizado e aprimoramento da prática jornalística.

“Participar do Fórum da Liberdade foi uma mistura de gratidão e trabalho árduo. Foi o meu primeiro evento externo ao IPA. Cobri-lo foi um desafio pessoal ao qual, de certa forma, determinaria que tipo de jornalista eu seria em meu futuro profissional”, conta Martha Dias, aluna do primeiro semestre de Jornalismo. Ela explica que conseguiu colocar em prática o conhecimento ensinado em aula diante dos fatos ocorridos no evento. “Aprendi como me posicionar em diferentes esferas políticas e sociais. Só tenho a agradecer aos meus colegas do Multiverso, aos meus professores e ao IPA pela oportunidade”, comemora.

Bruno Dornelles, também estudante do primeiro semestre, explica que vivenciar a cobertura de um evento com mais de 5 mil inscritos, foi muito gratificante. “A oportunidade foi muito boa porque conseguimos ver na prática como funciona uma sala de imprensa”. Dentre as atividades que acompanhou, destaca a palestra de Bernardinho, ex-treinador da seleção brasileira de vôlei e do debate realizado entre os pré-candidatos à presidência. “Participar do Fórum da Liberdade foi uma ótima experiência!”.

Alunos do sétimo semestre, Márcio Nunes e Giulian Cavalli ressaltaram que foi preciso entendimento sobre o momento que o Brasil vive e muita preparação para participar da cobertura do Fórum da Liberdade. “Entre os eventos que cobri foi o de maior importância e que me exigiu mais conhecimento na área do que em qualquer outro. Foi uma ótima oportunidade para colocar em prática tudo que aprendi ao longo dos três anos de curso”, conta Giulian. Para ele, foi uma honra poder cobrir o Fórum da Liberdade junto de um colega que iniciou o curso com ele, bem como com os que estão experimentado a primeira vivência em um evento de grande porte. Márcio Nunes destaca que "foi uma boa oportunidade de fazer a cobertura em um evento onde os olhos do Brasil estariam voltados por causa das autoridades presentes. Lidar com todo o ambiente político e social que o Brasil vive atualmente também foi importante para a prática da profissão".

Texto: Equipe Multiverso

Cursos de Comunicação do IPA realizam cobertura para Instituto do Câncer Infantil em ação com jogadores de futebol

por aline.tyska última modificação 17/02/2020 14h08
Cursos de Comunicação do IPA realizam cobertura para Instituto do Câncer Infantil em ação com jogadores de futebol

Já imaginou passear de limusine pelas ruas de Porto Alegre na companhia de dois jogadores da dupla Gre-nal? Oito crianças do Instituto do Câncer Infantil (ICI) viveram esse momento em uma ação promovida pela entidade para o Dia Internacional de Luta contra o Câncer na Infância, que é comemorado em 15 de fevereiro. Os cursos de Comunicação do Centro Universitário Metodista IPA, através da agência experimental Multiverso, ficaram com a responsabilidade de realizar a cobertura do passeio e produzir conteúdo para a organização.

O material produzido pela equipe de técnicos e estudantes será veiculado junto aos canais institucionais e redes sociais do ICI. Serão feitos vídeo, fotos e textos que servirão para a conscientização do diagnóstico precoce e da luta contra o câncer infanto-juvenil.

De acordo com a Profa. Dra. Valéria Deluca, coordenadora dos cursos de Jornalismo, Publicidade e Propaganda e de Turismo do IPA, esta é apenas uma das ações que os cursos de Comunicação irão participar junto ao ICI neste ano. A parceria da universidade com a instituição teve início em 2018.

“Vamos ampliar nossa presença nas atividades promovidas pelo Instituto. É da natureza promover junto aos nossos estudantes a importância do voluntariado e de apoiar organizações sérias que trabalham em prol da saúde do bem estar social. Ficamos horados de ter a oportunidade de participar fazendo a cobertura de uma atividade como esta”, avaliou.

 O passeio

As crianças e adolescentes percorreram diversas ruas da capital no carro de luxo com os jogadores Everton Cebolinha, do Grêmio, e Rodinei, do Inter. Durante o trajeto, o carro chamou a atenção das pessoas, que tiravam fotos e olhavam curiosas. Dentro da limusine, os pequenos festejavam o passeio, com refrigerantes, salgadinhos e chocolates. Davi, Cristiano, Matheus, Kathleen, Renan, Helena, Pietra e Aysla cantaram, divertiram-se e aproveitaram a presença dos atletas, que abraçaram a causa e alegraram os pacientes. Os jogadores também entregaram presentes dos times para as crianças.

Para os pacientes, o passeio foi uma oportunidade de conhecer os jogadores e mudar um pouco a rotina. Os pequenos Davi, 6 anos, e Helena, 3 anos, eram os mais entusiasmados e aproveitaram ao máximo. “Foi muito legal. Eu gostei do lanche, dos presentes, dos jogadores. Foi divertido”, contou Davi.

Para Matheus, 17 anos, o passeio foi especial. “Foi muito empolgante poder aproveitar com os nossos ídolos e ainda andar de limousine”, comentou. Kathleen, 16 anos, também se divertiu. “Eu achei muito legal, foi uma coisa muito diferente do nosso dia a dia. Tirar fotos, que eu adoro, e conhecer os jogadores. Eu espero que outras crianças tenham essa oportunidade”.

A atividade foi a forma do ICI promover a conscientização sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer infanto-juvenil. Fernanda Furtado, Coordenadora de Desenvolvimento Institucional, esclarece que a ideia é alertar a sociedade sobre a data de luta contra o câncer na infância de uma maneira atrativa. “A gente queria fazer algo mais leve, para as crianças se divertirem e que mostrasse pra sociedade o quanto é importante o diagnóstico precoce. A ideia da ação foi trazer um momento de descontração, mas falar de uma coisa muito séria”, ressaltou a gestora.

Além de conscientizar a sociedade sobre o diagnóstico precoce, essas atividades beneficiam o tratamento dos pacientes. “É cientificamente comprovado, quando eles têm uma ação que gera essa felicidade, essa alegria, isso reflete no tratamento. Por isso, estamos sempre tentando fazer alguma coisa para que eles saiam da rotina”, explicou Fernanda.

Isso pode ser comprovado no olhar de cada um dos pacientes participantes. Quem deixou isso mais claro durante o passeio foi o pequeno Davi, quando exclamou, em um momento de empolgação: “Essa vida é muito boa!”.

 Diagnóstico precoce

Os sintomas do câncer infanto-juvenil podem ser difíceis de identificar. Por isso, é importante estar atento a cada detalhe na criança, possibilitando um  diagnóstico precoce e aumentando as chances de cura.

Principais sintomas:
• Cansaço e palidez
• Dores de cabeça e vômitos
• Perda significativa de peso
• Caroços no corpo
• Febre prolongada sem causa aparente
• Sangramento do nariz ou gengiva
• Dores nos ossos
• Manchas roxas na pele ou sangramentos
• Aumento de tamanho da barriga
• Reflexo branco nas pupilas
• Diminuição da visão ou perda de equilíbrio
• Dor generalizada sem causa aparente

Para mais informações, acesse reparenodetalhe.com e ici.ong .

Texto de Juliane Lucca / Multiverso IPA