Você está aqui: Página Inicial / Pós-Graduação / Mestrados / Mestrado Profissional em Reabilitação e Inclusão / Notícias / Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação e Programas promovem eventos acadêmicos

Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação e Programas promovem eventos acadêmicos

por marcelo.figueiredo — última modificação 24/06/2016 14h16
Seminários, Simpósio e Mostra acontecem de 03 a 04 de junho no Centro Universitário Metodista IPA

Reabilitação 2A Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação e os Programas em Reabilitação e Inclusão (PPG-RI), e em Biociências e Reabilitação (PPG-BR), do Centro Universitário Metodista IPA, promovem quatro eventos simultâneos nos dias 03 e 04 de junho.

São eles:

X Seminário de Pesquisa
VII Seminário da Pós-graduação
IV Simpósio Interdisciplinar em Reabilitação
VI Mostra de Autores da Rede Metodista de Educação/Editora Universitária Metodista IPA

O tema geral será “Olímpiadas e Paraolimpíadas: A ação da reabilitação” e os interessados podem enviar resumos para apresentação oral até o dia 24 de maio.

Todas as apresentações orais de resumos e demais atividades serão realizadas no Auditório da Biblioteca do IPA.

Confira a programação completa:

03/06/2016

9h - 12h Apresentação oral dos trabalhos selecionados
14h - 15h30 Ferramentas para formatação – serviços oferecidos pela biblioteca
15h45 - 17h45 Prática de esportes não olímpicos

Palestrante: Estêvão Munhoz
Graduado em Fisioterapia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2010), tem experiência com reabilitação traumato-ortopédica e desportiva, gerontológica e quiropraxia.

19h Abertura - Palavra Pastoral e da Reitoria
19h30 - 1h30 Mesa Redonda - Preparação de Atletas: uma visão interdisciplinar

Componentes:

Dra. Fernanda Donner Alves
Nutricionista graduada pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, especialista em Nutrição Clínica e Esportiva (IPGS), Mestre e Doutora em Cardiologia e Ciências Cardiovasculares também pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Atualmente é nutricionista de atletas, professora e consultora de pós-graduação em Nutrição Esportiva (IPGS), e consultora particular.

Dr. Ivan Pacheco
Graduado em Medicina pela Fundação Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (1990), residência médica em ortopedia e traumatologia na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (92 a 94), especialista em Medicina do Esporte pela SBME e AMB, mestre (1998) e doutor (2003) em Ciências do Movimento Humano pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Tem vasta experiência na direção de departamentos médicos de clubes e também atua como professor de cursos de gestão profissional esportiva.

Fis. Silvia Rothfeld
Graduada em Fisioterapia pelo Centro Universitário Metodista IPA, atualmente é Instrutora de Pilates e Fisioterapeuta da Equipe Brasileira de Esgrima Paraolímpica.

Me. Bruno Berger
Bacharel em Educação Física pelo Centro Universitário Metodista IPA e mestre em Ciências Biológicas: Fisiologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Tem experiência nas áreas de fisiologia cardiovascular e do exercício, estresse oxidativo, doenças pulmonares e treinamento esportivo.

04/06/2016

9h - 10h Psicopedagogia: relações entre aprendizagem e saúde do individuo

Palestrante: Dra. Samantha Dias de Lima
Graduada em Pedagogia (2002) e especialista em Currículo e Educação Crítica Humanizadora (2004) pela Unisinos, especialista em Psicopedagogia pela UCB/RJ (2005), mestre pela Unisinos (2008) e doutorada pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2015) em Educação. Docente e pesquisadora com experiência na área de educação com ênfase em infância, formação de professores, políticas públicas e gestão educacional.

10h - 11h Segurança e Infraestrutura nos Ambientes Esportivos

Palestrante: Geraldo da Rosa Ozio
Arquiteto e palestrante com experiência na área de segurança e infraestrutura em espaços esportivos.

11h - 12h Comemoração de 11 Anos da Editora Metodista
12h Encerramento e divulgação do trabalho científico destaque