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O curso busca formar um/a profissional com capacidade de empreender com iniciativa e criatividade na administração de organizações, que utilize as mais avançadas técnicas de gestão com visão sistêmica e estratégica dos negócios, e que desenvolva capacidade crítica e analítica que permita antecipar, planejar e promover mudanças, liderando projetos inovadores nas organizações. Esse/a profissional passa a ser dotado/a de capacidade de discutir e implantar modificações que causem um impacto social relevante e positivo para e na sociedade onde vive, visando um desenvolvimento sustentável ético, cidadão e cristão. Nesse sentido, são contemplados os três eixos propostos pelo curso, que são Inovação, Empreendedorismo e Sustentabilidade.

A formação desenvolvida ao longo dos quatro anos de curso visa proporcionar ao/à aluno/a um conhecimento teórico atual, relevante para o seu desenvolvimento, que permita ao/à aluno/a ser protagonista no cenário em que está inserido/a, possibilitando ter uma visão integradora entre o mundo acadêmico e o mundo dos negócios.

O princípio da indissociabilidade das atividades de Ensino, Pesquisa e Extensão é, cada vez mais, fundamental no dia-a-dia acadêmico. Na relação entre Ensino e Extensão, dicentes e docentes constituem-se sujeitos do ato de aprender. Pode-se afirmar que, na democrática dinâmica de “ir-e-vir” que caracteriza a Extensão, o saber acadêmico retorna ao Centro Universitário re-elaborado. Assim, a Extensão e a Pesquisa, como via de integração entre a IES e a sociedade, constitui-se como elemento capaz de operacionalizar a relação teoria e prática, já estabelecida inicialmente através de disciplinas como as Práticas Pedagógicas, o Estágio Curricular e Extracurricular, as Atividades Complementares e o Trabalho de Conclusão de Curso, na convergência com um laboratório experimental prático profissional, o NEPAD.

 O Núcleo de Excelência em Práticas de Administração (NEPAD) tem como objetivo estimular a integração entre as atividades teóricas e práticas através de programas, projetos e laboratórios. Utiliza-se, assim, o conhecimento gerado nos estágios curriculares e extracurriculares, nos trabalhos de conclusão e nas práticas de sala de aula. Dessa forma, possibilita-se ao/à professor/a e ao/à aluno/a uma visão inter e intradisciplinar da administração aplicada nos três eixos: Inovação, Empreendedorismo e Sustentabilidade. 

Conheça a infraestrutura:

 

OBJETIVO GERAL DO CURSO 

Formar profissionais para a área da Administração, com visão global humanizada, competência investigativa, interdisciplinar e atitude crítica, com embasamento teórico-prático, técnico e tecnológico atualizados, despertando junto aos alunos a atitude empreendedora para atuar como um agente de transformação e de inovação, assumindo o papel de consolidação de transformações sociais.

 

PERFIL DO/A EGRESSO/A

O perfil do/a egresso/a do curso é compatível com as exigências e práticas de uma organização contemporânea, seja ela de atuação regional, nacional ou global, e que se depara com diversos desafios relacionados ao seu desenvolvimento, à sua competitividade e à sua longevidade. Estes desafios são enfrentados por qualquer tipo de organização, seja ela de natureza privada, pública, não governamental, entidade civil; seja ela de grande, médio e pequeno porte. Enfim, todas as instituições que lidam com problemas de gestão e desenvolvimento, com capacidade de articulação política interna e externa, planejamento estratégico tático, operacional e de controle. 

O curso se propõe à formação de um/a profissional que seja capaz de, entre outros:

a) desenvolver a visão empreendedora nos diferentes meios em que venha a atuar;
b) possuir alto grau de resolução de problemas na gestão das Instituições em que atuar;
c) estar apto a ser responsável pela coordenação na execução de processos vitais de uma organização;
d) identificar mecanismos mercadológicos necessários à difusão e à comercialização de produtos e serviços na sua área de atuação;
e) planejar, desenvolver, controlar e administrar programas e projetos, otimizando potencialidades existentes e descobrindo e viabilizando novos nichos;
f) planejar e desenvolver projetos e atividades que permitam a construção de novas visões para o setor em que atua, acompanhando as tendências mundiais;
g) atuar em posições estratégicas, de caráter executivo, de consultoria ou assessoria de gestão, vinculado a órgãos públicos, privados e do terceiro setor;
h) atuar em posições estratégicas para o desenvolvimento ético e social das empresas do primeiro, segundo e terceiro setor, assim como o desenvolvimento da sociedade;
i) possuir competência investigativa;
j) administrar instituições com eficácia e eficiência;
k) estar apto a empreender com visão sustentável e inovadora.

Compreende-se que essa formação pode proporcionar ao/à egresso/a uma visão de sociedade contemporânea realista, mas ao mesmo tempo comprometido com a mudança e com a minimização dos problemas sociais. Pois formando um/a profissional ético/a e cidadão/ã, entende-se que o curso preparará melhor os/as egressos/as para os desafios que são dados no mercado de trabalho. Um/a profissional que aceita, respeita e trabalha com as diferenças e os/as diferentes, um/a profissional que defende os direitos do outro; enfim, um/a profissional que seja capaz de administrar, tendo como foco o diálogo entre seus públicos.

 

COMPETÊNCIAS

Entende-se que esta formação profissional deve estar voltada primordialmente às necessidades do mercado, devendo, no entanto, fornecer elementos de análise para o trabalho em âmbito nacional e internacional, pois a formação básica do/a profissional está fundamentada nas competências teóricas-práticas, de acordo com perfil desejado e com as novas demandas sociais, tecnológicas e ambientais. Para isso, o perfil do/a egresso/a do Curso de Bacharelado em Administração do Centro Universitário Metodista – IPA está centrado muito mais no desenvolvimento de habilidades e atitudes, associado à assimilação de conhecimentos (informações), cuja atualização será estimulada para que ocorra, permanentemente, com o compromisso ético e profissional.

O/A aluno/a deve desenvolver as competências gerenciais, teórico e práticas para ser capaz de melhor gerir os negócios, associadas a habilidades técnicas, contextuais e humanas que lhe permitam ter melhor desenvolvimento profissional, buscando sempre uma atitude empreendedora, dialógica, proativa e ética frente às necessidades do mundo do trabalho.

De acordo com as diretrizes curriculares propostas pelo MEC, o Curso de Graduação em Administração deve possibilitar a formação profissional que revele as seguintes competências e habilidades:

  • Reconhecer e definir problemas, equacionar soluções, pensar estrategicamente, introduzir modificações no processo produtivo, atuar preventivamente, transferir e generalizar conhecimentos e exercer, em diferentes graus de complexidade, o processo da tomada de decisão;
  • Desenvolver expressão e comunicação compatíveis com o exercício profissional, inclusive nos processos de negociação e nas comunicações interpessoais ou intergrupais;
  • Refletir e atuar criticamente sobre a esfera da produção, compreendendo sua posição e função na estrutura produtiva sob seu controle e gerenciamento;
  • Desenvolver raciocínio lógico, crítico e analítico para operar com valores e formulações matemáticas presentes nas relações formais e causais entre fenômenos produtivos, administrativos e de controle, bem assim expressando-se de modo crítico e criativo diante dos diferentes contextos organizacionais e sociais;
  • Ter iniciativa, criatividade, determinação, vontade política e administrativa, vontade de aprender, abertura às mudanças e consciência da qualidade e das implicações éticas do seu exercício profissional;
  • Desenvolver capacidade de transferir conhecimentos da vida e da experiência cotidianas para o ambiente de trabalho e do seu campo de atuação profissional, em diferentes modelos organizacionais, revelando-se profissional adaptável;
  • Desenvolver capacidade para elaborar, implementar e consolidar projetos em organizações; e
  • Desenvolver capacidade para realizar consultoria em gestão e administração, pareceres e perícias administrativas, gerenciais, organizacionais, estratégicas e operacionais.

 


ATOS AUTORIZATIVOS 

Criação do Curso

Portaria MEC nº 2.372 de 11 de agosto de 2004.
DOU nº 155 de 12/08/2004. 

Reconhecimento

Portaria nº 471 de 22 de novembro de 2011.
DOU nº 225 de 24/11/2011. 

Renovação de Reconhecimento

Portaria nº 737, de 30 de dezembro de 2013.
DOU nº 253, de 31 de dezembro de 2013. 

Avaliação 
Enade: 3 / CPC: 3. Entenda as notas

 

Nº de Vagas Ofertadas: 240 Anuais 


Mensalidade 2018

Valor para pagamento antecipado:
R$ 1.268,00*

Valor para pagamento após o vencimento:
R$ 1.287,31

*Desconto válido para pagamento até o dia do vencimento, nos termos do contrato de prestação de serviços educacionais.

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