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O curso busca formar um/a profissional com capacidade de empreender com iniciativa e criatividade na administração de organizações, que utilize as mais avançadas técnicas de gestão com visão sistêmica e estratégica dos negócios, e que desenvolva capacidade crítica e analítica que permita antecipar, planejar e promover mudanças, liderando projetos inovadores nas organizações. Esse/a profissional passa a ser dotado/a de capacidade de discutir e implantar modificações que causem um impacto social relevante e positivo para e na sociedade onde vive, visando um desenvolvimento sustentável ético, cidadão e cristão. Nesse sentido, são contemplados os três eixos propostos pelo curso, que são Inovação, Empreendedorismo e Sustentabilidade.

A formação desenvolvida ao longo dos quatro anos de curso visa proporcionar ao/à aluno/a um conhecimento teórico atual, relevante para o seu desenvolvimento, que permita ao/à aluno/a ser protagonista no cenário em que está inserido/a, possibilitando ter uma visão integradora entre o mundo acadêmico e o mundo dos negócios.

O princípio da indissociabilidade das atividades de Ensino, Pesquisa e Extensão é, cada vez mais, fundamental no dia-a-dia acadêmico. Na relação entre Ensino e Extensão, discentes e docentes constituem-se sujeitos do ato de aprender. Pode-se afirmar que, na democrática dinâmica de “ir-e-vir” que caracteriza a Extensão, o saber acadêmico retorna ao Centro Universitário re-elaborado. Assim, a Extensão e a Pesquisa, como via de integração entre a IES e a sociedade, constitui-se como elemento capaz de operacionalizar a relação teoria e prática, já estabelecida inicialmente através de disciplinas como as Práticas Pedagógicas, o Estágio Curricular e Extracurricular, as Atividades Complementares e o Trabalho de Conclusão de Curso, na convergência com um laboratório experimental prático profissional, o NEPAD.

 O Núcleo de Excelência em Práticas de Administração (NEPAD) tem como objetivo estimular a integração entre as atividades teóricas e práticas através de programas, projetos e laboratórios. Utiliza-se, assim, o conhecimento gerado nos estágios curriculares e extracurriculares, nos trabalhos de conclusão e nas práticas de sala de aula. Dessa forma, possibilita-se ao/à professor/a e ao/à aluno/a uma visão inter e intradisciplinar da administração aplicada nos três eixos: Inovação, Empreendedorismo e Sustentabilidade. 

Conheça a infraestrutura:

 

OBJETIVO GERAL DO CURSO 

Formar profissionais para a área da Administração, com visão global humanizada, competência investigativa, interdisciplinar e atitude crítica, com embasamento teórico-prático, técnico e tecnológico atualizados, despertando junto aos alunos a atitude empreendedora para atuar como um agente de transformação e de inovação, assumindo o papel de consolidação de transformações sociais.

 

PERFIL DO/A EGRESSO/A

O perfil do/a egresso/a do curso é compatível com as exigências e práticas de uma organização contemporânea, seja ela de atuação regional, nacional ou global, e que se depara com diversos desafios relacionados ao seu desenvolvimento, à sua competitividade e à sua longevidade. Estes desafios são enfrentados por qualquer tipo de organização, seja ela de natureza privada, pública, não governamental, entidade civil; seja ela de grande, médio e pequeno porte. Enfim, todas as instituições que lidam com problemas de gestão e desenvolvimento, com capacidade de articulação política interna e externa, planejamento estratégico tático, operacional e de controle. 

O curso se propõe à formação de um/a profissional que seja capaz de, entre outros:

a) desenvolver a visão empreendedora nos diferentes meios em que venha a atuar;
b) possuir alto grau de resolução de problemas na gestão das Instituições em que atuar;
c) estar apto a ser responsável pela coordenação na execução de processos vitais de uma organização;
d) identificar mecanismos mercadológicos necessários à difusão e à comercialização de produtos e serviços na sua área de atuação;
e) planejar, desenvolver, controlar e administrar programas e projetos, otimizando potencialidades existentes e descobrindo e viabilizando novos nichos;
f) planejar e desenvolver projetos e atividades que permitam a construção de novas visões para o setor em que atua, acompanhando as tendências mundiais;
g) atuar em posições estratégicas, de caráter executivo, de consultoria ou assessoria de gestão, vinculado a órgãos públicos, privados e do terceiro setor;
h) atuar em posições estratégicas para o desenvolvimento ético e social das empresas do primeiro, segundo e terceiro setor, assim como o desenvolvimento da sociedade;
i) possuir competência investigativa;
j) administrar instituições com eficácia e eficiência;
k) estar apto a empreender com visão sustentável e inovadora.

Compreende-se que essa formação pode proporcionar ao/à egresso/a uma visão de sociedade contemporânea realista, mas ao mesmo tempo comprometido com a mudança e com a minimização dos problemas sociais. Pois formando um/a profissional ético/a e cidadão/ã, entende-se que o curso preparará melhor os/as egressos/as para os desafios que são dados no mercado de trabalho. Um/a profissional que aceita, respeita e trabalha com as diferenças e os/as diferentes, um/a profissional que defende os direitos do outro; enfim, um/a profissional que seja capaz de administrar, tendo como foco o diálogo entre seus públicos.

 

COMPETÊNCIAS

Entende-se que esta formação profissional deve estar voltada primordialmente às necessidades do mercado, devendo, no entanto, fornecer elementos de análise para o trabalho em âmbito nacional e internacional, pois a formação básica do/a profissional está fundamentada nas competências teóricas-práticas, de acordo com perfil desejado e com as novas demandas sociais, tecnológicas e ambientais. Para isso, o perfil do/a egresso/a do Curso de Bacharelado em Administração do Centro Universitário Metodista – IPA está centrado muito mais no desenvolvimento de habilidades e atitudes, associado à assimilação de conhecimentos (informações), cuja atualização será estimulada para que ocorra, permanentemente, com o compromisso ético e profissional.

O/A aluno/a deve desenvolver as competências gerenciais, teórico e práticas para ser capaz de melhor gerir os negócios, associadas a habilidades técnicas, contextuais e humanas que lhe permitam ter melhor desenvolvimento profissional, buscando sempre uma atitude empreendedora, dialógica, proativa e ética frente às necessidades do mundo do trabalho.

De acordo com as diretrizes curriculares propostas pelo MEC, o Curso de Graduação em Administração deve possibilitar a formação profissional que revele as seguintes competências e habilidades:

  • Reconhecer e definir problemas, equacionar soluções, pensar estrategicamente, introduzir modificações no processo produtivo, atuar preventivamente, transferir e generalizar conhecimentos e exercer, em diferentes graus de complexidade, o processo da tomada de decisão;
  • Desenvolver expressão e comunicação compatíveis com o exercício profissional, inclusive nos processos de negociação e nas comunicações interpessoais ou intergrupais;
  • Refletir e atuar criticamente sobre a esfera da produção, compreendendo sua posição e função na estrutura produtiva sob seu controle e gerenciamento;
  • Desenvolver raciocínio lógico, crítico e analítico para operar com valores e formulações matemáticas presentes nas relações formais e causais entre fenômenos produtivos, administrativos e de controle, bem assim expressando-se de modo crítico e criativo diante dos diferentes contextos organizacionais e sociais;
  • Ter iniciativa, criatividade, determinação, vontade política e administrativa, vontade de aprender, abertura às mudanças e consciência da qualidade e das implicações éticas do seu exercício profissional;
  • Desenvolver capacidade de transferir conhecimentos da vida e da experiência cotidianas para o ambiente de trabalho e do seu campo de atuação profissional, em diferentes modelos organizacionais, revelando-se profissional adaptável;
  • Desenvolver capacidade para elaborar, implementar e consolidar projetos em organizações; e
  • Desenvolver capacidade para realizar consultoria em gestão e administração, pareceres e perícias administrativas, gerenciais, organizacionais, estratégicas e operacionais.

 


ATOS AUTORIZATIVOS 

Criação do Curso

Portaria Nº 2.372, de 11 de agosto de 2004.
DOU Nº 155, de 12 agosto de 2004.

Reconhecimento

Portaria Nº 471, de 22 de novembro de 2011.
DOU Nº 225, de 24 de novembro de 2011.

Última Renovação de Reconhecimento

Portaria Nº 205, de 25 de junho de 2020. 
DOU Nº 128, de 7 de julho de 2020.

Avaliação 

Enade: 4 / CPC: 3. Entenda as notas 

Informações gerais sobre o curso:

Grau: Bacharelado
Turno: Noite
Duração do curso: 4 anos (8 períodos)
Unidade: Central - IPA

Mensalidade 1º semestre de 2021 - clique aqui

 

IMPORTANTE: Os cursos podem ter aulas aos sábados ou em horários alternativos para o devido cumprimento da carga horária. As aulas e as atividades dos cursos poderão ocorrer, nos endereços da Unidade Central IPA, na Rua Coronel Joaquim Pedro Salgado, Nº 80 e na Rua Dr. Lauro de Oliveira, Nº 71 (Unidade Central IPA/Americano).