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O curso busca formar um/a profissional com capacidade de empreender com iniciativa e criatividade na administração de organizações, que utilize as mais avançadas técnicas de gestão com visão sistêmica e estratégica dos negócios, e que desenvolva capacidade crítica e analítica que permita antecipar, planejar e promover mudanças, liderando projetos inovadores nas organizações. Esse/a profissional passa a ser dotado/a de capacidade de discutir e implantar modificações que causem um impacto social relevante e positivo para e na sociedade onde vive, visando um desenvolvimento sustentável ético, cidadão e cristão. Nesse sentido, são contemplados os três eixos propostos pelo curso, que são Inovação, Empreendedorismo e Sustentabilidade.

A formação desenvolvida ao longo dos quatro anos de curso visa proporcionar ao/à aluno/a um conhecimento teórico atual, relevante para o seu desenvolvimento, que permita ao/à aluno/a ser protagonista no cenário em que está inserido/a, possibilitando ter uma visão integradora entre o mundo acadêmico e o mundo dos negócios.

O princípio da indissociabilidade das atividades de Ensino, Pesquisa e Extensão é, cada vez mais, fundamental no dia-a-dia acadêmico. Na relação entre Ensino e Extensão, dicentes e docentes constituem-se sujeitos do ato de aprender. Pode-se afirmar que, na democrática dinâmica de “ir-e-vir” que caracteriza a Extensão, o saber acadêmico retorna ao Centro Universitário re-elaborado. Assim, a Extensão e a Pesquisa, como via de integração entre a IES e a sociedade, constitui-se como elemento capaz de operacionalizar a relação teoria e prática, já estabelecida inicialmente através de disciplinas como as Práticas Pedagógicas, o Estágio Curricular e Extracurricular, as Atividades Complementares e o Trabalho de Conclusão de Curso, na convergência com um laboratório experimental prático profissional, o NEPAD.

 O Núcleo de Excelência em Práticas de Administração (NEPAD) tem como objetivo estimular a integração entre as atividades teóricas e práticas através de programas, projetos e laboratórios. Utiliza-se, assim, o conhecimento gerado nos estágios curriculares e extracurriculares, nos trabalhos de conclusão e nas práticas de sala de aula. Dessa forma, possibilita-se ao/à professor/a e ao/à aluno/a uma visão inter e intradisciplinar da administração aplicada nos três eixos: Inovação, Empreendedorismo e Sustentabilidade. 

OBJETIVO GERAL DO CURSO 

Formar profissionais para a área da Administração, com visão estratégica do negócio, sabendo conduzir inovações, incrementando suas capacidades pessoais e institucionais para mobilizar resultados em uma perspectiva para a sustentabilidade, sendo capaz de empreender, pesquisar, integrar conhecimentos e práticas interdisciplinares, mantendo uma atitude crítica, com embasamento teórico-prático comprometido com a realidade do mundo do trabalho e o seu desenvolvimento pessoal numa concepção humana e ética. 

PERFIL DO/A EGRESSO/A

O perfil do/a egresso/a do curso é compatível com as exigências e práticas de uma organização contemporânea, seja ela de atuação regional, nacional ou global, e que se depara com diversos desafios relacionados ao seu desenvolvimento, à sua competitividade e à sua longevidade. Estes desafios são enfrentados por qualquer tipo de organização, seja ela de natureza privada, pública, não governamental, entidade civil; seja ela de grande, médio e pequeno porte. Enfim, todas as instituições que lidam com problemas de gestão e desenvolvimento, com capacidade de articulação política interna e externa, planejamento estratégico tático, operacional e de controle. 

O curso se propõe a formação de um/a profissional que seja capaz, dentre outros: 

• desenvolver a visão empreendedora nos diferentes meios onde venha a atuar;

• possuir alto grau de resolução de problemas na gestão de instituições em que atuar, com caráter inovador;

• estar apto/a a ser responsável pela coordenação na execução de processos vitais de uma organização;

• planejar, desenvolver, controlar e administrar programas e projetos, otimizando potencialidades existentes e descobrindo e viabilizando novos nichos;

• atuar em posições estratégicas, de caráter executivo, de consultoria ou assessoria de gestão;

• atuar em posições estratégicas para o desenvolvimento ético e social das instituições em que atua, assim como para o desenvolvimento da sociedade.

Entende-se que essa formação pode proporcionar ao/à egresso/a uma visão de sociedade contemporânea realista, mas ao mesmo tempo comprometido com a mudança, com a inovação e com a minimização dos problemas sociais, pois, formando um/a profissional ético/a e cidadão/ã, entende-se que o curso preparará melhor os/as egressos/as para os desafios que são dados no mercado de trabalho. Um/a profissional empreendedor/a que aceita, respeita e trabalha com as diferenças e os diferentes, um/a profissional que seja capaz de administrar tendo como foco o diálogo entre os seus públicos. 



ATOS AUTORIZATIVOS 

Criação do Curso

Portaria MEC nº 2.372 de 11 de agosto de 2004.
DOU nº 155 de 12/08/2004. 

Reconhecimento

Portaria nº 471 de 22 de novembro de 2011.
DOU nº 225 de 24/11/2011. 

Renovação de Reconhecimento

Portaria nº 737, de 30 de dezembro de 2013.
DOU nº 253, de 31 de dezembro de 2013. 

Avaliação 
Enade: 3 / CPC: 3. Entenda as notas

 

Nº de Vagas Ofertadas: 240 Anuais

 

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