Você está aqui: Página Inicial / Administração / Notícias

Notícias

Coordenação participa de Encontro de Administração

Evento foi realizado no Rio de Janeiro com o tema “Para onde vai a Administração?”
Coordenação participa de Encontro de Administração

Como forma de manter o curso atualizado quanto ao futuro da profissão, a coordenadora de Administração do Centro Universitário Metodista IPA, Maria D’Lourdes Guimarães Rotermund, participou do XXVI Enbra (Encontro Brasileiro de Administração), que foi realizado no Rio de Janeiro entre os dias 06 e 08 de agosto, com o tema “Para onde vai a Administração?”.

Segundo a coordenadora, o encontro propiciou a discussão de novos modelos de gestão em que a quarta revolução industrial é a protagonista. “Toda sociedade é afetada pelos modelos digitais, estabelecendo novas relações e desafios para o profissional de Administração", disse Maria D’Lourdes.

 

Aula inaugural de Administração e Ciências Contábeis será no dia 15 de agosto

Atividade terá como tema “O Trabalho e as Organizações do Futuro”

A aula inaugural dos cursos de Administração e Ciências Contábeis será realizada no 15 de agosto, das 19h às 22h, no Auditório da Biblioteca. O evento receberá o consultor Felipe Beck, da empresa Betahauss, para um debate sobre “O Trabalho e as Organizações do Futuro”.

 “O Trabalho e as Organizações do Futuro”, com Felipe Beck
Data: Dia 15 de agosto de 2018
Hora: Das 19h às 22h
Local: Auditório da Biblioteca

Curso de Administração do IPA faz parceria com o SEBRAE-RS

Alunos do primeiro fazem visita técnica na instituição
Curso de Administração do IPA faz parceria com o SEBRAE-RS

O curso de Administração do Centro Universitário Metodista IPA firmou acordo de cooperação com o SEBRAE-RS para visitas técnicas e cursos na área de empreendedorismo e inovação social.

Com a parceria, os alunos do primeiro semestre realizaram uma visita técnica em espaço inaugurado para apoiar as ações empreendedoras no Rio Grande do Sul.

Estiveram presentes no ato da parceria com o SEBRAE a coordenadora do curso de Administação, professora Maria D’Lourdes Guimarães Rotermund e o professor Carlos Lencini.

 

Projeto Insertec promove inclusão digital com sucata tecnológica

Ação é feita pelo curso de Administração do IPA
Projeto Insertec promove inclusão digital com sucata tecnológica

Como forma de estimular as competências empreendedoras e a inovação social, o curso de Administração do Centro Universidade Metodista IPA criou o Projeto Insertec, na disciplina de Projeto Interdisciplinar – Projeto Social, para turmas do I e II semestres.

A ação visa fazer parcerias com instituições que trabalhem com jovens em condições de vulnerabilidade social e promover a inclusão digital com essas crianças e jovens carentes, que em sua maioria não têm condições de adquirir um computador ou fazer um curso de formação.

Desta forma, o projeto faz a captação de instituições parceiras para a execução do projeto, para que assim consiga arrecadar doações de empresas e pessoas físicas que tenham algum tipo de sucata tecnológica e que não utilizam mais. Assim, são realizados os reparos necessários e os computadores são instalados nas instituições parceiras.

Até o momento, o projeto já conquistou a arrecadação de equipamentos tecnológicos entre os alunos do curso de Administração e visitou 10 abrigos indicados pela OSICOM para interação com os jovens acolhidos, além de realizar parceria com a empresa PROCERGS, que colaborou com a doação de 16 computadores.

Coordenação de Administração recebe Conselho Regional em palestra

Evento foi realizado na última sexta-feira (22), com o conselheiro e administrador Luiz Klippert
Coordenação de Administração recebe Conselho Regional em palestra

A coordenadora do curso de Administração do Centro Universitário Metodista IPA, Maria D’Lourdes Guimarães recebeu, em palestra realizada na última sexta-feira (22), o conselheiro e administrador Luiz Klippert, do Conselho Regional de Administração, na disciplina de Ética Profissional.

O evento evidenciou a atuação ética do profissional de administração nas organizações como diferencial na condução dos negócios. Os alunos apresentaram interesse e questionaram o palestrante quanto aos desafios éticos enfrentados na sociedade brasileira. 


Confira as fotos do evento:

 Palestra com Conselho Regional de Administração

Cursos de Administração e Ciências Contábeis promovem palestra sobre Inteligência Artificial

Cursos de Administração e Ciências Contábeis promovem palestra sobre Inteligência Artificial

Os cursos de Administração e Ciências Contábeis do Centro Universitário Metodista - IPA realizarão uma palestra sobre Inteligência Artificial no dia 19 de junho de 2018, às 20h.

O evento será promovido pela empresa SAP, maior empresa europeia de inovação, no Auditório da Biblioteca.

Com o título "Gestor, sua carreira dentro da máquina", a palestra abordará Inteligência Artificial, Quarta Revolução Industrial, Internet das Coisas e BigData.

Inteligência Artificial
Data: 19 de junho de 2018
Horário: 20h
Local: Auditório da Biblioteca

Ex-aluno de Administração do IPA é aprovado em mestrado em Portugal

Egresso fará curso voltado a Finanças Empresariais na Universidade do Algarve
Ex-aluno de Administração do IPA é aprovado em mestrado em Portugal


Estudar fora do país é um sonho de muitas pessoas, mas para um ex-aluno do Centro Universitário Metodista - IPA isso está prestes a acontecer. Com apoio do Núcleo de Relações Internacionais do IPA, Israel Giacomuzzi Azambuja, 29 anos, ex-aluno do curso de Administração, teve sua aprovação no mestrado de Finanças Empresariais na Universidade do Algarve, em Portugal.

Após concluir a graduação no segundo semestre de 2017, Azambuja ficará dois anos no mestrado da instituição estrangeira. O administrador conta que seu objetivo é se especializar na área financeira voltada para o agronegócio. “A formação contínua de um profissional é imprescindível independente do curso. O Ipa me mostrou que o administrador tem muitas portas nas escolhas profissionais, basta estar preparado para aproveitar”, disse Azambuja.

De acordo com o ex-aluno do Ipa, a ajuda dos professores e do Núcleo de Relações Internacionais foi um diferencial. “Só tenho a agradecer ao apoio que tive dos professores e ao incentivo que a universidade me proporcionou no contato com outras universidades e na ajuda com a documentação. Tenho certeza de que vou absorver o máximo de conhecimento e contribuir com o que eu obtive na minha formação no Ipa”, contou o administrador.

“Sempre tive o sonho de me especializar fora do Brasil, de viver este tipo de experiência, aproveitar ao máximo o conhecimento de pessoas que vivem fora da nossa realidade, acredito que essas trocas nos fazem mais completos tanto no âmbito profissional quanto pessoal. Estou realmente realizando um sonho da minha vida”, completou Azambuja.

 

Sobre o curso de administração

O curso busca formar um profissional com capacidade de empreender com iniciativa e criatividade na administração de organizações, que utilize as mais avançadas técnicas de gestão com visão sistêmica e estratégica dos negócios e que desenvolva capacidade crítica e analítica que permita antecipar, planejar e promover mudanças.
A formação desenvolvida ao longo dos quatro anos de curso visa proporcionar ao aluno um conhecimento teórico atual, relevante para o seu desenvolvimento, que permita ao aluno ser protagonista no cenário em que está inserido, possibilitando ter uma visão integradora entre o mundo acadêmico e o mundo dos negócios.
As inscrições para o vestibular para o segundo semestre de 2018 estão abertas e podem ser feitas por meio do site http://ipametodista.edu.br/processo-seletivo/graduacao-presencial/cursos.

Sobre o Núcleo de Relações Internacionais

O Núcleo de Relações Internacionais do Centro Universitário Metodista – IPA possui como missão a promoção da internacionalização na IES, a qual é realizada através dos seguintes meios: mobilidade acadêmica com recepção de alunos estrangeiros para cursarem um semestre no IPA; recepção de professores estrangeiros para ministrarem palestras e aulas; elaboração de convênios para que alunos do IPA sejam recepcionados em instituições estrangeiras para cursarem semestres letivos no exterior; acompanhamento e apoio aos professores que organizam missões acadêmicas no exterior, levando alunos do IPA ao exterior para realizarem visitas de campo e cursos de extensão durante o semestre letivo; organização de eventos no IPA com a presença de palestrantes e convidados estrangeiros.

 

Curso de administração faz acordo de cooperação com EMEB Dr. Liberato Salzano Vieira da Cunha

O Curso de Administração do IPA realizou acordo de cooperação e troca de experiências com a Escola Municipal de Ensino Básico Liberato Salzano Vieira da Cunha de Porto Alegre. A primeira palestra foi ministrada pelo Prof. Denilson Alencastro, doutorando em Economia, por solicitação da supervisão da escola para o Curso Técnico em Administração. Na ocasião, o professor conversou com os alunos sobre moedas virtuais, questionando se Bitcoin pode ser dinheiro. 

No evento, a coordenadora do curso, Lourdinha Guimarães, relatou a importância de se firmar acordos de cooperação científica e acadêmica com a comunidade.

  

Cursos de Gestão promovem aula magna no dia 19 de março

Cursos de Gestão promovem aula magna no dia 19 de março

Os cursos de Administração e Ciências Contábeis do Centro Universitário Metodista – IPA promovem uma aula magna no dia 19 de março de 2018, no Auditório Oscar Machado, na Unidade Central do IPA.

A aula magna tem início às 19h, com a recepção dos alunos e uma apresentação musical. O evento ainda conta com uma palestra sobre a Receita Federal e os Núcleos de Apoio Contábil e Fiscal – NAF e de Excelência em Práticas de Administração – NEPAD, e com um painel que abordará a moeda virtual Bitcoin.

Ao final, haverá a apresentação do espaço revitalizado dos Núcleos NAF (Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal) e NEPAD (Núcleo de Excelência em Práticas de Administração), seguida de um coquetel na Sala A17, do Prédio A.

Confira a programação completa:
19h - Recepção dos alunos
19h15 - Apresentação Musical
19h30 - Palestra: "A Receita Federal e os Núcleos de Apoio Contábil e Fiscal - NAF", com o Auditor da Receita Federal do Brasil, Alexandre Rampelotto.
20h - Painel: Moedas Virtuais: Bitcoin é dinheiro?, com o professor Denilson Alencastro, Economista-chefe da Geral Investimentos, docente dos cursos de Administração e Ciências Contábeis do IPA e doutorando em Economia pela UFRGS.
21h - Apresentação do espaço revitalizado dos núcleos NAF - Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal e NEPAD - Núcleo de Excelência em Práticas de Administração.
Encerramento - Coquetel: sala A 17 - prédio A

Aula magna – Administração e Ciências Contábeis
Data: 19 de março de 2018
Horário: a partir das 19h
Local: Auditório Oscar Machado - Unidade Central do IPA (Rua Coronel Joaquim Pedro Salgado, 80. Rio Branco, Porto Alegre – RS)

6ª edição do Papo de RH aborda desafios femininos da vida pessoal e profissional

6ª edição do Papo de RH aborda desafios femininos da vida pessoal e profissional

A 6ª edição do evento Papo de RH será realizada no dia 13, às 19h10, no Centro Universitário Metodista – IPA. Em meio às discussões do Dia Internacional da Mulher, celebrado em 8 de março, o talkshow gratuito abordará os desafios das mulheres em suas vidas pessoais e profissionais. 

O evento é voltado ao desenvolvimento pessoal e profissional de seus participantes e é promovido em parceria com o curso de Administração do IPA. Conforme a egressa, idealizadora do Papo de RH e mediadora, Lucélia Ourique, da Ourique Consultoria, o Papo de RH tem como diferencial “a paixão por pessoas aliada à necessidade de compartilhar experiências”.

Lucélia é administradora de empresas, palestrante e facilitadora da ferramenta de autoconhecimento, o Eneagrama, e atesta “que é muito gratificante poder voltar e trazer pela segunda vez um evento deste porte ao Centro Universitário em que se formou”. O talkshow é um papo descontraído com informação e troca de experiências, atendendo às demandas de estudantes, profissionais e gestores de diversas áreas.

O encontro é gratuito, aberto ao público em geral, com inscrição prévia. No painel, conta com as debatedoras Andreia Araújo, Diretora de Negócios da Previsul Seguradora, Lisiane Szeckir, Especialista em Transformação Comportamental, Andreia Ribas, Diretora da Estação Oito e Cláudia Vergara, Gerente de RH do Grupo Apisul.

Saiba mais sobre o evento.

Papo de RH, 6° Edição – Especial Mulheres
Data:
13 de março de 2018
Horário:
das 19h10 às 21h
Local:
Auditório da Biblioteca (Rua Coronel Joaquim Pedro Salgado, 80 - Rio Branco - Porto Alegre - RS)
Inscreva-se.

Egresso de Administração é aprovado no mestrado da Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Arthur Andrade pesquisará a inserção de jovens pedagogos no mercado de trabalho
Egresso de Administração é aprovado no mestrado da Universidade Federal do Rio Grande do Sul


Os docentes do Centro Universitário Metodista – IPA não apenas capacitam, mas também inspiram estudantes de todos os cursos de graduação. Para Arthur Gehrke Martins Andrade, de 27 anos, a dedicação e conhecimento dos professores em sala de aula resultou no desejo de prosseguir na carreira acadêmica. Hoje, aprovado no Mestrado em Administração da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Andrade relembra que os trabalhos e atividades realizados na graduação o auxiliaram a desenvolver suas capacidades.

“Ao longo do curso, pretendendo vencer a timidez e me aprimorar na maneira de me expor verbalmente, busquei me preparar para cada apresentação de trabalho, fazendo delas uma oportunidade de testar a carreira que já tinha em mente. Dessa forma adquiri o vício da leitura e o gosto por estudar e apresentar trabalhos. Já no final da graduação tive a oportunidade de publicar um artigo com o trabalho de conclusão de curso (TCC) que havia escrito; experiência essa que me deixou convicto acerca de seguir profissionalmente para a linha acadêmica”, relata o egresso que se formou em Administração em 2016.

No mestrado, Andrade se dedicará ao estudo da inserção de jovens formados em pedagogia do Rio Grande do Sul no mercado de trabalho. Apesar de ter alterado a linha de pesquisa da graduação, o estudante afirma que o desenvolvimento do projeto final do IPA foi fundamental para sua aprovação: “O aprendizado obtido durante a realização do TCC acerca dos diversos fatores comportamentais existentes, e, principalmente, o aperfeiçoamento de minha escrita acadêmica foram de extrema importância para conseguir a aprovação no processo de seleção da UFRGS”.

A escolha da universidade onde daria continuidade aos estudos não foi difícil, já que além da qualidade da UFRGS em si, o programa de pós-graduação em Administração possui excelente avaliação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), com nota 5, em escala que vai até 7.

Pronto para essa nova etapa, o mestrando agradece aos docentes e colegas do IPA por todo o aprendizado proporcionado ao longo desses anos. “Os professores são de fácil acesso aos alunos e permitiam que os mesmos sempre obtivessem feedbacks relativos aos seus trabalhos entregues e apresentados, o que diversas vezes me motivou em razão dos elogios recebidos. No final do curso tive ainda a oportunidade de publicar em duas revistas acadêmicas o meu TCC, por contar com o incentivo e ajuda de diversos professores, principalmente com o meu orientador, professor Carlos Artur Lencini, o qual revisou o trabalho diversas vezes”, conclui.

Projeto Internacionalização

CeBIT 2017 - Alemanha
Projeto Internacionalização

A coordenadora do curso de Administração do IPA e Conselheira Regional de Administração, professora Lourdinha Guimarães, participou da Missão Internacional Alemanha - CeBIT 2017 e do 1º Seminário Internacional de Gestão Pública - SEIGESP sobre novas Tecnologias de Comunicação e Informação, realizados entre os dias 21 e 25 de março.

A experiência possibilitou a professora pensar na internacionalização do curso de Administração do IPA e assim estender a experiência aos alunos e egressos do curso.

 

Colação de grau - Formandos de Administração

Colação de grau - Formandos de Administração

Na última quinta-feira, dia 30 de março, aconteceu a colação de grau em gabinete do curso de Administração do IPA.

Os formandos são Eduardo Novaes Moscao Pinto, Osias de Oliveira, Franciely Jardim Vianna, Gabriel Almada Bragagnolo, Mônica Smith, Andreia Josiane Camargo Alves, Fernanda de Lima Cerolini, Daniel Fantinel da Silva e Luis Carlos Prestes Torres.

Eduardo Novaes Moscão Pinto foi homenageado como aluno destaque, premiação dada pelo Conselho Regional de Administração ao estudante que possui a melhor média. Eduardo recebeu o prêmio da coordenadora do curso, professora Lourdinha Guimarães.

 

Aula externa de Comportamento do Consumidor

Aula externa de Comportamento do Consumidor

Na foto, as turmas de "Comportamento do Consumidor" dos cursos de Administração e Publicidade e Propaganda.

A proposta é gerar impacto na comunidade acadêmica, falando a respeito de consumo. 

Aprender e ensinar de uma forma diferenciada - sala de aula externa!

#repenseseuconsumo #somosIPA #somosMULTI #somosadmipa

Alunos de Administração visitam Conselho Regional de Administração

Alunos de Administração visitam Conselho Regional de Administração

Estudantes do curso de Administração do IPA visitaram o Conselho Regional de Administração do Rio Grande do Sul.

Os alunos foram recebidos pela Fiscal Administrativa Angela Pinto, que explanou aos universitários sobre a importância da profissão e a segurança jurídica que envolve o registro profissional para os futuros administradores.

A visita, que foi realizada por meio da disciplina de Consultoria Empresarial, proporcionou aliar teoria à prática.

 

Café com a Reitora

Café com a Reitora

A segunda edição do "Café com a Reitora", foi realizada na quinta-feira, dia 6 de abril, às 16h30, na sala A003 da Unidade Central do IPA.

Neste dia, o bate-papo da reitora, professora Dra. Anelise Coelho Nunes, foi com os representantes do curso de Administração do IPA. Estiveram presentes os alunos Camila Adriana Rosa dos Santos, Felipe Balestrin, Thiago Olivera, Victor Fagundes Abianna, Gabriela Rodrigues, Israel Giacomuzzi, NicolaIvo Liotti Neto, Wagner Junior Marcansoni e Lucas Rodrigues.

A coordenadora do curso de Administração, Lourdinha Guimarães, e a coordenadora do Núcleo docente, discente e funcionários, Luciana Dorneles, acompanharam os alunos no Café com a Reitora.

O encontro foi uma experiência extremamente positiva e inovadora na percepção dos alunos.

Projeto Instituto do Câncer Infantil

Projeto Instituto do Câncer Infantil

"E ame o seu próximo como você ama a você mesmo.” Lucas 10:27b

A disciplina de Gestão de Projetos desenvolveu no segundo semestre de 2016 um projeto para levar crianças apoiadas pelo Instituto do Câncer Infantil, juntamente com seus familiares, para uma seção de cinema. Foi assim, praticando, que os alunos da turma aprenderam sobre a metodologia de Gestão de Projetos e ainda geraram uma oportunidade única para essas crianças.

O projeto deu tão certo, que sobraram recursos financeiros. Assim, ontem, dia 11 de abril de 2017, o professor da disciplina, Rafael Freitas Barbosa, e as alunas Rosana Andrade e Caren Elis Fortuna, entregaram ao Instituto do Câncer Infantil chocolates e o restante do dinheiro arrecadado para serem utilizados na organização das festas de Páscoa das crianças.

Foi um gesto lindo, por meio do qual conseguimos fazer o bem para o próximo e receber muito mais em troca!

Faz-se importante destacar os seguintes alunos, em nome de toda a turma, que estiveram à frente do projeto:

Rosana Andrade (Administração), Caren Elis Fortuna (Administração), Heron Adams (Administração), Felix Fischer (Publicidade e Propaganda), Luisa Kras (Administração), Rodrigo Camargo (Administração), Vinicius Vizorek Rodrigues (Administração), Andressa Goulart Bandeira (Administração), Marjorie Friedrich (Publicidade e Propaganda), Andressa Soares (Administração), Leonardo Valim (Publicidade e Propaganda), Thais Lenz (Administração), Ginges Iegali (Engenharia Civil), Douglas Keler Pacheco (Administração), Deise Dorigoni (Administração).

Visita Técnica Tramontina

Visita Técnica Tramontina

Na última quarta-feira, 12 de abril, os alunos do curso de Administração do IPA participaram da visita técnica à empresa Tramontina - Cutelaria em Carlos Barbosa. 

Os alunos visitaram a linha de produção e a área ambiental.

Bate-papo Empreendedor

Egresso do curso de administração do IPA, Leandro Pontes, diretor da BL Capital, conversa conosco no Bate-Papo Empreendedor. Assistam! 

Visita Técnica na Dimed Medicamentos

Visita Técnica na Dimed Medicamentos

A turma da disciplina de Logística do curso de Administração do IPA, coordenada pelo professor Carlos Artur Lencini, realizou uma visita técnica à Dimed Medicamentos, do grupo Panvel, no dia 20 de abril.

Esta visita teve como propósito trazer uma vivência prática aos discentes sobre as atividades logísticas de uma empresa distribuidora de medicamentos e produtos de beleza na região de Porto Alegre.

"Fiquei muito satisfeita com a visita, pois percebi que o sistema integrado de logística permite mostrar claramente todo o processo logístico da empresa", relata a aluna Gabriela Muniz.

A apresentação do processo, aliado aos sistemas integrados de comunicação de dados, permitiu aos alunos visualizarem a complexidade do processo desde o momento que o cliente faz o pedido do produto até a entrega em seu domicílio, conta o professor Lencini.