Você está aqui: Página Inicial / Administração / Notícias

Notícias

Inscrições abertas para Intercâmbio em Portugal com a temática de Gestão

Inscrições abertas para Intercâmbio em Portugal com a temática de Gestão

O Centro Universitário Metodista – IPA em cooperação com a Assessoria de Relações Internacionais da Universidade Metodista de São Paulo tornam pública a abertura de vagas para o programa de intercâmbio acadêmico de curta duração, com o Instituto Politécnico da Guarda, Portugal, referente ao ano de 2019. Estudantes dos cursos de Administração, Ciências Contábeis e Direito, além de egressos, podem se inscrever. Haverão cinco vagas disponíveis para estudantes do IPA.

A ideia central do curso é possibilitar a mescla de estudantes brasileiros e estudantes portugueses, para que compartilhem experiências e realizem juntos, um minicurso de gestão, com seminários oferecidos por professores brasileiros e professores portugueses, em que se abordará questões estratégicas dos dois mercados, as competências requeridas para o desempenho organizacional influenciadas por cenários culturais, histórico-geográfico, político-econômico e educacionais distintos.

 Instituto Politécnico da Guarda

O Instituto Politécnico da Guarda é uma instituição de ensino superior orientada para a formação de alunos, a realização de atividades de pesquisa e investigação, a prestação de serviços à comunidade e o intercâmbio cultural, científico e técnico com outras instituições nacionais e estrangeiras.

Confira o edital na íntegra:

IPA Business Learning é lançado em evento especial no espaço Multiuso

IPA Business Learning é lançado em evento especial no espaço Multiuso

Com a presença do reitor, Marcos Wesley, da coordenadora de graduação Patrícia Treviso e de docentes do curso de Administração e Ciência Contábeis, foi lançado na noite de ontem o projeto IPA Business Learning. “Um sonho concretizado. Planejamos com muito carinho este projeto com o objetivo de criar um espaço ainda maior de interlocução com empresas, egressos e acadêmicos dos nossos cursos. Só tenho a agradecer o empenho e a dedicação de todos os envolvidos nesta grande ação”, destacou a coordenadora dos cursos de Administração e Ciências Contábeis, Neusa Monser.

Aos representantes da empresas parceiras e acadêmicos que também estavam no evento, a professora Neusa explicou que projeto IPA Business Learning surgiu em uma visita à Portugal, no ano de 2017, quando vivenciaram a experiência da Porto Business School. Neste sentido, se buscou, desde daquela data, uma opção para o IPA ter este espaço físico.

Também foi apresentado o projeto de uma plataforma digital em parceria com uma empresa, onde será possível conectar ainda mais as áreas de Administração e Contábeis com egressos dos cursos e também com empresas, podendo oportunizar também contato com universidades parceiras.

 

Cursos de Administração e Contábeis convidam para o lançamento do IPA Business Learning

Cursos de Administração e Contábeis convidam para o lançamento do IPA Business Learning

É com grande satisfação que o corpo docente dos cursos de Administração e Ciências Contábeis convida para o lançamento do IPA Business Learning, um projeto muito bacana no prédio A do Centro Universitário Metodista – IPA para interlocução com empresas, egressos e acadêmicos buscando dar visibilidade sobre o mercado de trabalho. O evento será dia 11 de julho, das 18h às 20h, na sala Multiuso, localizada no Prédio A do IPA. “Um espaço que vai envolver ações de internacionalização, com egressos, com parcerias com empresas para oferta de cursos de curta duração ou até especialização, conforme demanda do mercado”, explica a coordenadora dos cursos de Administração e Ciências Contábeis, Neusa Monser.

Segundo a professora, o projeto IPA Business Learning surgiu em uma visita à Portugal, no ano de 2017, quando vivenciaram a experiência da Porto Business School. Neste sentido, se buscou, desde daquela data, uma opção para o IPA ter este espaço físico. “

Também está sendo projetada uma plataforma digital, em parceria com uma empresa, onde será possível conectarmos ainda mais as áreas de Administração e Contábeis com egressos dos cursos e também com empresas, podendo oportunizar também contato com universidades parceiras.

Também durante o evento, será lançada a revista eletrônica Contabilidade em Foco. “A publicação foi nomeada pelos próprios alunos, e terá por objetivo dar visibilidade aos artigos acadêmicos oriundos dos trabalhos de conclusão de curso

Alunos do curso de Administração elaboram protótipo de app para conectar serviços do IPA

Alunos do curso de Administração elaboram protótipo de app para conectar serviços do IPA

Alunos do Curso de Administração na disciplina Projeto Interdisciplinar - Design Thinking, em conjunto com a disciplina Lógica da Programação, elaboraram um protótipo de aplicativo que conectará os alunos a serviços ofertados pelo Centro Universitário Metodista IPA. O aplicativo auxiliará na localização de salas de aula.  As disciplinas são ministradas pelos professores Maria D'Lourdes Guimarães Rotermund e Marcelo Santos.

“A experiência da prototipagem foi gratificante e desafiadora aos alunos e professores, a linguagem de programação desenvolve o raciocínio lógico e o design thinking, a criatividade. As tecnologias empregadas para dispositivos móveis possibilitam a criação de um sistema leve, portanto, mais adequado para acesso por conexões 3G”, complementa o professor Marcelo.

Os alunos envolvidos no projeto do curso de Administração foram: Josiane Deimiquei, Fábio Santos, Fabiano Franzmann e Fernanda Oliveira.A estudante de jornalismo Mariana Muniz contribuiu com a redação.

Simulador empresarial é usado em disciplina de Jogos de Empresas

Simulador empresarial é usado em disciplina de Jogos de Empresas

A disciplina de Jogos de Empresas, do Curso de Administração do IPA, tem se destacado pela utilização de uma das ferramentas mais complexas dentro dos conceitos de metodologias ativas, o simulador empresarial. A disciplina é ministrada pelo professor Carlos Artur Lencini.

Neste semestre, foi utilizado mais uma vez o software de Gestão Empresarial SIMULARE, que simula a gestão de uma fábrica de skates, onde os alunos são divididos em equipes (que representam diferentes empresas) e competem entre si pelo mercado, ofertando o produto dentro de estratégias de marketing, produção, financeiro, gestão de pessoas e custos. A aluna de administração Gabriela Rodrigues destacou que o conhecimento adquirido no decorrer do curso foi decisivo para poder participar do simulador empresarial.

 

 

Feira do Empreendedorismo envolve comunidade acadêmica do IPA

Feira do Empreendedorismo envolve comunidade acadêmica do IPA

No último dia 13 de junho ocorreu a Feira do Empreendedorismo no Centro Universitário Metodista - IPA, atividade da disciplina Empreendedorismo, do curso de Administração. Foram apresentadas seis ideias inovadoras nas áreas de alimentação, decoração, empreendedorismo social e aplicativo de hospitalidade.

 O aluno Lucas de Francheschi, autor do aplicativo REZERVO, expôs sua ideia de negócio que está tendo apoio do SEBRAE/RS, fruto de uma visita técnica à unidade Porto Alegre. “Houve uma grande receptividade pelo corpo discente e docente do IPA ao visitarem a Feira do Empreendedorismo", declarou o professor Carlos Artur Lencini, professor titular da disciplina.

Acadêmico de Administração do IPA se destaca na criação de Startup

Acadêmico de Administração do IPA se destaca na criação de Startup

O aluno do Curso de Administração do Centro Universitário Metodista – IPA, Lucas Franceschi criou e gerencia uma empresa que vem se destacando no mercado imobiliário, a Rezervo. Trata-se de um startup que gerencia imóveis de terceiros para disponibilizar em canais de aluguel de temporada, tais como o Airbnb por exemplo.

A empresa executa as ações operacionais que demandam da atividade, semelhante a operação de hotéis na preparação dos quartos, enquanto proporciona rentabilidade e tranquilidade ao proprietário que não precisa se envolver no dia-a-dia. "Nas dificuldades do mercado contemporâneo, planejar a abertura de um negócio é essencial para se ter sucesso, aliado é claro, a uma execução bem desenvolvida. O programa Start SEBRAE foi uma ótima oportunidade de balizar minhas ações, aliada aos ensinamentos acadêmicos que tenho aqui no curso de Administração do IPA”, contou Lucas.

Segundo o aluno, em menos de um ano de empresa já obteve resultados positivos de acordo com o a proposta inicial.  A empresa conta com 9 imóveis e tem projetos de expansão ao longo de Porto Alegre e região metropolitana

Egresso de Administração que cursa mestrado em Portugal visita o IPA

Egresso de Administração que cursa mestrado em Portugal visita o IPA

Israel Giacomuzzi Azambuja, egresso do curso de Administração do Centro Universitário Metodista – IPA, faz mestrado em Portugal e visitou o IPA na última semana para compartilhar suas experiências com os alunos da Instituição.

Azambuja relata que foi convidado a participar do Projeto OLAE - Observatório Lusófono de Atividades Econômicas, que é uma unidade de investigação e prestação de serviços da Universidade do Algarve, onde estuda.

Segundo o estudante, sua formação diferenciada no IPA e a experiência profissional adquirida no Brasil foram fundamentais para que fosse convidado a participar do Observatório.

 

Cursos promovem palestras sobre "tendências econômicas e mercado de trabalho" e "finanças pessoais na atual conjuntura"

Confira o conteúdo ministrado

Os cursos de Administração e Ciências Contábeis promoveram em março as aulas magnas "O futuro do Brasil: tendências econômicas e mercado de trabalho, com a professora Geni de Sales Dornelles, e "Finanças pessoais na atual conjuntura", ministrada pela professora Roseli Fritsch.

A palestrantes compartilharam o conteúdo para alunos, docentes e demais interessados.

Acesse os arquivos e confira: 

O futuro do Brasil: tendências econômicas e mercado de trabalho

Finanças pessoas na atual conjuntura

Aula Magna Integrada debate sobre Economia e Mercado de Trabalho

 

Os cursos de Ciências Sociais do IPA proporcionaram aos estudantes mais uma noite de aprendizado e reflexão. Com o tema O Futuro do Brasil: Tendências Econômicas e Mercado de Trabalho, a Aula Magna Integrada trouxe profissionais renomados para uma discussão sobre a situação econômica atual e as possíveis consequências para o futuro do país. Participaram os cursos de Administração, Ciências Sociais, Publicidade e Propaganda, Turismo e Jornalismo.

O evento iniciou com a palavra do Reverendo Roberval Lopes da Trindade falando de gratidão, respeito e superação. Ele também ponderou sobre se alcançar a realização profissional trabalhando para o bem comum e não somente para obter lucros.

Os coordenadores dos cursos de Administração e Ciências Contábeis, Profa. Me. Neusa Teresinha Ballardin, e dos cursos de Jornalismo, Publicidade e Propaganda e de Turismo, Prof. Dr. Fabio Berti, deram as boas-vindas aos presentes. A Profa. Neusa salientou a importância da Aula Magna, como “um momento de integração de estudantes e professores, em torno de temáticas atuais e desafiadoras”. O Prof. Fabio ressaltou a importância das trocas interdisciplinares para a formação profissional e a discussão de assuntos atuais e relevantes. “Uma noite como essa é brilhante para debater esses temas um pouco mais densos, que dizem respeito diretamente a nossa vida”.

Após a fala dos coordenadores, o administrador, egresso do IPA, Cleberson Vieira apresentou a Missão Canadá. O projeto faz parte do programa de internacionalização que está sendo desenvolvido pelos cursos. As missões são oportunidades onde alunos e profissionais visitam empresas, universidades e startups canadenses. Ele contou que a troca de experiências e o networking promovidos por essas imersões, abrem diversas possibilidades para os participantes.

O Futuro do Brasil

Para debater o tema central da Aula Magna, o Prof. Me. Denilson Alencastro mediou a palestra com os convidados, Profa. Dra. Geni de Sales Dornelles, o jornalista e professor Guilherme Arruda e a Profa. Me. Roseli Fritsch. Denilson destacou que os assuntos abordados, como economia, reforma da previdência e mercado de trabalho, são relevantes quando se aborda “o Brasil que vamos produzir e o futuro que nós iremos fazer, com mudanças tecnológicas e reformas”.

Guilherme Arruda falou que mesmo com muita informação disponível, ainda não se tem acesso a toda informação. Ele explicou que existem assuntos que não são do interesse do governo e nem da imprensa, logo, não são divulgados como deveriam. “O nosso jornalismo, a nossa imprensa tem andado numa espécie de mesmice. Não se aprofunda muito, daí a superficialidade de informações que chegam ao grande público”.

A Profa. Dra. Geni fez uma breve retrospectiva sobre a Administração, desde os primeiros cursos, passando pelo empreendedorismo até chegar às startups. Ela trouxe a ética para o debate, reforçando a ideia de se trabalhar para o bem comum. Também destacou a importância do ensino superior como agente de mudanças na sociedade. Ela apontou o diálogo como uma forma de acolher e valorizar pessoas, principalmente nas organizações. Segundo a administradora, o mundo do trabalho é um espaço social, estruturado em primeiro, segundo e terceiro setor, com possibilidade de atuação para todas as áreas. “Os administradores devem buscar parcerias com contadores, comunicadores e turismólogos e levar essas pessoas para dentro das empresas”.

Encerrando a rodada de apresentações, a Profa. Me. Roseli falou sobre finanças pessoais e apontou a importância do planejamento, que não é considerado pela maioria das pessoas. Ela destaca que no contexto atual, “nós vamos trabalhar mais e ganhar menos”. Por esse motivo, o planejamento se torna essencial. Roseli também trouxe informações sobre taxas e impostos que influenciam o mercado.

 

NAF e NEPAD promovem debate sobre liderança feminina

Evento celebrou o Dia Internacional da Mulher
NAF e NEPAD promovem debate sobre liderança feminina

No dia 14 de março, o Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal (NAF) e o Núcleo de Experiência em Práticas de Administração (NEPAD) do Centro Universitário Metodista - IPA promoveram um debate em comemoração ao Dia Internacional da Mulher.

O evento foi aberto ao público, realizado na sede da Instituição, com o tema "Experiências: a mulher na liderança de Instituições de Ensino Superior", apresentada pela mestre em Gestão Educacional, Cristina Fogaça.

IPA realiza evento em comemoração ao Dia da Mulher

No dia 14 de março o NAF (Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal) e o NEPAD (Núcleo de Excelência em Práticas de Administração) realizam um evento em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, na sede da Instituição, aberta ao público feminino.

O tema do debate será ‘Experiências: a mulher na liderança de Instituições de Educação Superior’, apresentada pela mestre em Gestão Educacional, Cristina Fogaça, a partir das 18h.

IPA
Painel - Experiências: a mulher na liderança de Instituições de Educação Superior - Por 
Cristina Fogaça
Dia:
14/03/2019
Horário:
18h
Local: Sala A016

Curso de Administração desenvolve metodologias ativas com alunos

Uma das ações foi o uso do software Simulare, com a disciplina de Jogos de Empresas
Curso de Administração desenvolve metodologias ativas com alunos

Ao longo do ano, o curso de Administração do Centro Universitário Metodista IPA desenvolveu um ambiente de aprendizagem com os alunos por meio de Metodologias Ativas. Durante a ação, um exemplo desta prática é a disciplina de Jogos de Empresas, que estimula os discentes com o software de simulação empresarial Simulare.

Durante o semestre, os alunos são divididos em grupos (empresas) e, durante 12 rodadas (meses) no ambiente virtual, competem com as outras "empresas" que compõem o mercado onde estão inseridas. Conhecimentos como Finanças, Materiais, Produção, Marketing, Recursos Humanos são necessários para tomarem as decisões ao final de cada rodada.

Recentemente, a turma do segundo semestre de 2018 concluiu a prática no simulador e foram presenteadas as equipes campeãs.

4ª Feira de Empreendedorismo - Ideias de Negócios

4ª Feira de Empreendedorismo - Ideias de Negócios

Os alunos da disciplina de Empreendedorismo participaram, no último dia 05 de novembro, da 4ª Feira do Empreendedor - IPA, promovida pelo Núcleo em Excelência de Práticas de Administração (NEPAD), em parceria com o curso de Administração e apoio do SEBRAE/RS.

Ministrado pelo Prof. Me. Carlos Artur Lencini, os alunos apresentaram projetos de empreendedorismo em grupos que variam entre produtos alimentícios, plataformas digitais, prestação de serviços, entre outros.

Confira fotos:

Feira de Empreendedorismo 2018

Alunos de Administração do IPA lançam livro “Práticas Inclusivas”

Lançamento foi realizado na 64ª Feira do Livro de Porto Alegre
Alunos de Administração do IPA lançam livro “Práticas Inclusivas”

Sob orientação das professoras Maria D’Lourdes Guimarães Rotermund e Andrea Sander, oito alunos do curso de Administração do Centro Universitário Metodista IPA lançaram o livro “Práticas Inclusivas – A gestão socialmente responsável”, na 64ª Feira do Livro de Porto Alegre.

O trabalho foi desenvolvido a partir da construção das pesquisas realizadas pelos alunos na perspectiva de uma gestão social voltada para o desenvolvimento sustentável.

Os autores abordam questões relativas à inclusão de pessoas com deficiências, ao acesso a políticas afirmativas, responsabilidade social empresarial e às relações de gênero.

Os temas foram discutidos na administração de forma transversal, sem a intenção de esgotar a reflexão que se faz necessária no âmbito da administração para promover uma gestão responsável socialmente e comprometida com a sustentabilidade e educação inclusiva.


Organizadoras: Professoras Adm.Maria D'Lourdes Guimarães Rotermund e Andrea Sande

Alunos participam de evento sobre Simulação de processos de Negociação com uso de Tecnologia da Informação

Ação foi feita como forma de adquirir conhecimento quanto a realidade de um processo de negociação em sala de aula
Alunos participam de evento sobre Simulação de processos de Negociação com uso de Tecnologia da Informação

Os alunos de Administração do Centro Universitário Metodista IPA, como forma de adquirir conhecimento quanto a realidade de um processo de negociação para dentro da sala de aula, participaram de evento sobre Simulação de processos de Negociação com uso de Tecnologia da Informação, no último dia 01 de novembro. 

Com a ação, os estudantes puderam ter um experiência real sobre como ocorrem processos de negociação utilizando tecnologias da informação.

O evento, organizado pelos professores Alexsander Longhi e Maria de Lourdes Rotermund, teve o apoio da empresa Troyes, startup especializada em processos de compra que disponibilizou sua versão educacional desenvolvida para aplicação em escolas e universidades.

Na ocasião, os alunos se dividiram em grupos e representaram diferentes fornecedores que competiam entre si por meio da modalidade de negociação conhecida como leilão reverso. Pelo caráter de "competição", os alunos participaram intensamente para ver quem seria o negociador vencedor. Ao final da atividade foi realizada uma rodada de discussão das principais lições aprendidas.

O resultado do evento foi considerado positivo pelos organizadores, pois tira o aluno de uma posição passiva e o coloca como protagonista do processo de aprendizagem, o que gera interesse e assimilação de conceitos relevantes.

Ex-aluno de Administração indica IPA para egressos

Nicola Liotti, ex-aluno da instituição, elogiou os professores e ressaltou as preocupações sociais

Como de costume, o curso de Administração do IPA é recomendado por quem já se formou. Não diferente disso, o ex-aluno e atual gestor Nicola Liotti indicou, em vídeo, a instituição para os futuros egressos. (assista abaixo)

No depoimento, Nicola elogiou a qualificação dos professores, que alinham a prática ao dia a dia na sala de aula.

Além disso, o administrador fez questão de ressaltar o cunho social do curso. “As disciplinas trazem a preocupação com a sociedade e não só com as empresas, formando administradores mais humanos, conscientes e sustentáveis”, disse Nicola.


Confira o relato do administrador Nicola Liotti:

Curso de Administração promove palestra sobre carreira e Networking

Curso de Administração promove palestra sobre carreira e Networking

O curso de Administração promove a palestra Carreira, Networking e Administração Hospitalar, no próximo dia 8 de novembro, às 20h, com o administrador hospitalar Tiago Fortes,  egresso do curso com experiências de aproximadamente 15 anos na direção de hospitais do Rio Grande do Sul e Minas Gerais.

Atualmente, trabalha como administrador no Maranhão. A palestra é destinada a todos acadêmicos/as do Centro Universitário Metodista - IPA. Participe.

Carreira, Networking e Administração Hospitalar
Data:
8 de novembro
Local:
sala C-004
Horário:
20h
Entrada:
Gratuita

Ex-alunos de Administração participam do Café com Egressos

Ex-alunos de Administração participam do Café com Egressos

O curso de Administração do Centro Universitário Metodista – IPA promoveu, no dia 11 de outubro de 2018, o 1º Café com Egressos. O encontro ocorreu durante a II Semana Integrada – junto ao curso de Ciências Contábeis  e teve como proposta prestar reconhecimento aos estudantes que passaram e contribuíram com o curso. 

 

Alunos de Administração fazem visita ao laboratório de inovação social da Mercur

Estudantes tiveram a oportunidade de presenciar o espaço criado para viver descobertas e promover interações entre a Mercur e a comunidade
Alunos de Administração fazem visita ao laboratório de inovação social da Mercur

Os alunos do curso de Administração realizaram, na última quinta-feira (25), uma visita técnica ao laboratório de inovação social da Mercur, empresa com um modelo inovador de gestão. 

Por meio da disciplina de Projeto Interdisciplinar - Visitas Técnicas, conduzida pela professora Maria D'Lourdes Rotermund,  os estudantes tiveram a oportunidade de presenciar o espaço criado para viver descobertas e promover interações entre a Mercur e a comunidade.