Você está aqui: Página Inicial / Serviço Social / Notícias

Centro Acadêmico de Serviço Social desenvolve diversas atividades no IPA

O Centro Acadêmico Dandara dos Palmares, do curso de Serviço Social do Centro Universitário Metodista - IPA desenvolve diversas atividades, como a roda de conversa sobre os desafios da juventude brasileira em relação aos Direitos Humanos.

roda de conversa.png

Realizada em parceria com o curso de Psicologia, a roda de conversa debateu temas como suicídio, gênero e saúde mental.

Confira as fotos:

Evento marca finalização dos projetos de extensão do curso de Serviço Social

No dia 16 de novembro de 2017 o curso promoveu um evento para a finalização dos projetos de extensão. A atividade teve como tema "Responsabilidade Social, Politicas Públicas e Desenvolvimento Local".

Curso realiza roda de conversa com temas sobre suicídio e gênero

O curso de Serviço Social junto dos Direitos Humanos e Psicologia realizou no mês de junho uma roda de conversa com interessados em temas como: suicídio, gênero e saúde mental, no prédio C, do Centro Universitário Metodista IPA.

Confira as fotos:

Programa de Residência Integrada Multiprofissional em Urgência e Emergência – PRIMURGE

A propostas da pós-graduação é especializar profissionais de saúde por meio do desenvolvimento de competências, conhecimentos e habilidades fundamentadas nos princípios e diretrizes do SUS, com foco no exercício de uma prática de excelência e transformadora de ações baseadas na humanização e na integralidade da assistência em processos de cuidado na urgência e emergência.

Curso de Serviço Social promove V Seminário das Práticas

O V - Seminário das Práticas realizado pelo curso de Serviço Social no sábado dia 16 de junho teve a presença da Assistente Social e egressa do curso Larissa Jorge, com colegas que receberam alunos nas visitas a campo. O seminário inovou com as apresentações das práticas III e do Projeto Interdisciplinar dos alunos de 1º semestre.

Veja foto:

Debate sobre segurança pública é destaque no Campus Central

Evento aconteceu na última quarta-feira (11) como parte da programação da Semana Acadêmica do Curso de Serviço Social
Debate sobre segurança pública é destaque no Campus Central

Sob coordenação do Laboratório de Práticas Formativas e Investigativas em Serviço Social, os alunos conduziram com sucesso o debate “Segurança Pública e os Desafios da Conjuntura”, que integra a programação da Semana Acadêmica do Curso de Serviço Social.

Com participação de Helena Bonumá, ex Secretária de Segurança de Porto Alegre, e Rosane Lazzarotto Garcez, assistente social da Superintendência dos Serviços Penitenciários (SUSEPE), o evento abordou a violência, negligência com a população desprovida de todos direitos, crime, uso de drogas e privação da liberdade. A oportunidade também contou com debates e apresentação de poesias feitas por alunos.

Convidados:

- HELENA BONUMÁ – Socióloga, fundadora e primeira secretária da Secretaria de Direitos Humanos e Segurança Urbana da Prefeitura de Porto Alegre. Atualmente Bonumá é coordenadora geral da Guaiý.
- ROSANE LAZZAROTTO GARCEZ – Assistente Social da Superintendência dos Serviços Penitenciários (SUSEPE).

Processos Migratórios - Desafios Para os Novos Migrantes

O processo de migração pode ser desencadeado por diversos fatores: em consequência de desastres ambientais, guerras, perseguições políticas, étnicas ou culturais, causas relacionadas a estudos em busca de trabalho e melhores condições de vida, entre outros. Outro motivo para esses fluxos migratórios também pode ser econômico, no qual as pessoas deixam seu país de origem visando à obtenção de emprego e melhores perspectivas de vida em outras nações. Será nesta perspectiva que o seminário, Processos Migratórios - Desafios Para os Novos Migrantes, ofertado para os alunos do Serviço Social, irá discutir os desafios contemporâneos dos migrantes e o papel do Assistente Social.

Discutindo Questões Étnico Raciais na Atualidade

Evento reuniu estudantes do IPA e contou com a participação da Assistente Social, Secretária Adjunta do Povo Negro e egressa do Curso de SS do IPA:Samanta Nunes

O debate aconteceu em 16 de maio de 2016, em mesa redonda com os professores: Profº Drº Paulo Prates e Profº Drº Clemildo Silva, juntamente com a Assistente Social  Samanta Nunes.

Semana acadêmica debate temas como Impactos do avanço neoliberal brasileiro e a saúde mental

O curso de Serviço Social realizou no 1º semestre de 2017 a Semana acadêmica, e trouxe como tema de discussão 'Impactos do avanço neoliberal no Brasil'. No 2º semestre do ano, o tema foi 'Saúde Mental em tempos temerosos'.

Confira fotos do evento:

Curso participa de reunião sobre projeto de extensão do IPA

Os docentes do curso de Serviço Social participaram no dia 3 de julho, de uma reunião sobre projetos de Extensão do Centro Universitário Metodista IPA. Membros do Programa Mesa Brasil/Sesc e representantes de entidades sociais fizeram parte da discussão.

O debate ocorreu a partir das ações já realizadas e com os resultados obtidos foram diagnosticados por meio de monitoramentos quais os planos para novas ações no 2º semestre do ano.

Veja foto: