Você está aqui: Página Inicial / Administração / Notícias

Notícias

por ana.stahler — última modificação 10/11/2020 10h52

Ex-alunos de Administração participam do Café com Egressos

por luan.matias — última modificação 01/11/2018 16h56
Ex-alunos de Administração participam do Café com Egressos

O curso de Administração do Centro Universitário Metodista – IPA promoveu, no dia 11 de outubro de 2018, o 1º Café com Egressos. O encontro ocorreu durante a II Semana Integrada – junto ao curso de Ciências Contábeis  e teve como proposta prestar reconhecimento aos estudantes que passaram e contribuíram com o curso. 

 

Alunos de Administração fazem visita ao laboratório de inovação social da Mercur

por Renan Sales última modificação 26/10/2018 18h34
Estudantes tiveram a oportunidade de presenciar o espaço criado para viver descobertas e promover interações entre a Mercur e a comunidade
Alunos de Administração fazem visita ao laboratório de inovação social da Mercur

Os alunos do curso de Administração realizaram, na última quinta-feira (25), uma visita técnica ao laboratório de inovação social da Mercur, empresa com um modelo inovador de gestão. 

Por meio da disciplina de Projeto Interdisciplinar - Visitas Técnicas, conduzida pela professora Maria D'Lourdes Rotermund,  os estudantes tiveram a oportunidade de presenciar o espaço criado para viver descobertas e promover interações entre a Mercur e a comunidade.

Visita técnica ao SEBRAE reforça termo de cooperação com o curso de Administração do IPA

por alysson.feitosa — última modificação 03/10/2018 18h49
Visita técnica ao SEBRAE reforça termo de cooperação com o curso de Administração do IPA

O SEBRAE (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) dentro do escopo de Empreendedorismo e Inovação se "reinventou" neste último ano. Isto se constata quando conhecemos o novo espaço recentemente inaugurado na Av. Salgado Filho, 135 - Centro de Porto Alegre.

Um espaço inteiramente colaborativo, onde os futuros e atuais empreendedores podem buscar auxílio e orientação para desenvolverem suas atividades empreendedoras.

Com este objetivo e em preparação para a IV Feira do Empreendedorismo IPA, que será realizada em 05 de novembro de 2018, a turma da disciplina de Empreendedorismo do curso de Administração, acompanhada pelo pelo Prof. Me. Carlos Artur Lencini, visitou este novo espaço do SEBRAE.

A turma foi recebida pelas colaboradoras do SEBRAE, Kamille e Samia (egressa do curso de Administração) que apresentaram todos os recursos e funcionalidades do sistema SEBRAE para o desenvolvimento do Empreendedorismo".

Cursos de Administração e Ciências Contábeis promovem 1º Café com Egressos

por Admin última modificação 01/10/2018 18h37
Cursos de Administração e Ciências Contábeis promovem 1º Café com Egressos

Olhando para o futuro e reconhecendo àqueles que por aqui passaram e deixaram sua contribuição na história dos nossos cursos, o Centro Universitário Metodista – IPA e os cursos de Administração e Contábeis convidam para o 1º Café com Egressos - Contábeis e Administração.

O evento visa proporcionar o reencontro dos egressos para troca de experiências entre profissionais e acadêmicos, num momento especial de confraternização, e será realizado às 17h, nas sala do NAF / NEPAD, nas datas abaixo:

- 10/10/2018 - Ciências Contábeis;
- 11/10/2018 - Administração.

Alunos de Administração fazem visita técnica à confeitaria Armelin

por Renan Sales última modificação 20/09/2018 17h27
Estudantes conheceram processo de produção e dinâmica de funcionamento
Alunos de Administração fazem visita técnica à confeitaria Armelin

Os estudantes de Administração do Centro Universitário Metodista IPA realizaram, no último sábado (15), uma visita técnica na confeitaria Armelin, pelo de Projeto Interdisciplinar.

Na oportunidade, os alunos puderam conhecer o processo de produção e a dinâmica de funcionamento do estabelecimento. A visita técnica possibilitou a integração dos conteúdos de operações com a prática realizada na empresa.

Estudantes de Administração do IPA visitam a empresa Tramontina

por Renan Sales última modificação 03/09/2018 14h55
Ação realizada em Carlos Barbosa foi atividade do projeto interdisciplinar do curso
Estudantes de Administração do IPA visitam a empresa Tramontina

Os alunos do curso de Administração do Centro Universitário Metodista IPA realizaram visita técnica à empresa Tramontina, em Carlos Barbosa. A ação foi feita como projeto interdisciplinar do curso e deu a oportunidade aos estudantes de conhecerem a gestão ambiental e a divisão da fábrica de panelas.

A coordenadora do Curso de Administração, Maria D’Lourdes Guimarães, acompanhou a visita, que pode ser considerada um diferencial para os estudantes para aliar teoria e prática.

Coordenação de Administração participa do 29º Enangrad

por Renan Sales última modificação 03/09/2018 14h56
Instituição esteve representada por Maria D’Lourdes Guimarães
Coordenação de Administração participa do 29º Enangrad

Presente nos eventos para estar sempre atualizado em relação às tendências da área, o Centro Universitário Metodista IPA, por meio da coordenação do curso de Administração, participou da 29º edição do Enangrad (Encontro Nacional de Graduação em Administração), que foi realizado nos dias 24, 25 e 26 de agosto, em São Paulo.

No encontro, foram discutidas as metodologias de aprendizagens inovadoras, sessões científicas com apresentações de trabalhos e palestras magnas com Tami Kesselman, da Aligned Invested Global (EUA); Ruy Shiozawa, da Great Olace to Work (Brasil); Maryam Omari, da Edith Cowan University (Austrália); e Gestão da Aprendizagem, com Kethleen Krentler, da San Diego State University (EUA).

O Enangrad é promovido pela Angrad (Associação Nacional dos Cursos de Graduação em Administração) e reúne professores e coordenadores dos cursos de administração do Brasil, onde se possibilitam trocas de conhecimentos entre docentes, palestrantes nacionais e internacionais e painelistas representantes do Ministério da Educação.

A Instituição esteve representada pela coordenadora de Administração, Maria D’Lourdes Guimarães, que teve a oportunidade de registrar o momento com os autores Taiguara Langrafe (Presidente da Angrad) e José Dornelas (Autor do best-seller Empreendedorismo).

Aluno de Administração recebe troféu Destaque Acadêmico concedido pelo CRA/RS

por Renan Sales última modificação 21/08/2018 16h47
Nicola Liotti obteve a média mais alta durante a graduação
Aluno de Administração recebe troféu Destaque Acadêmico concedido pelo CRA/RS

O aluno Nicola Liotti, do curso de Administração do Centro Universitário Metodista IPA, foi vencedor do prêmio “Destaque Acadêmico”, concedido pelo Conselho Regional de Administração do Rio Grande do Sul para o aluno que obteve a média mais alta durante a sua graduação.

O representante do Conselho Regional de Administração no IPA, professor Carlos Lencini entregou o troféu na solenidade de colação de grau, realizada no dia 04 de agosto.

A coordenação do curso de Administração e o corpo docente do IPA parabenizam o acadêmico pela conquista.

 

Cursos de Administração e Ciências Contábeis recebem consultores da empresa Beta:Hauss

por Renan Sales última modificação 21/08/2018 18h11
Palestrantes discutiram sobre o futuro do trabalho
Cursos de Administração e Ciências Contábeis recebem consultores da empresa Beta:Hauss

Os cursos de Administração e Ciências Contábeis do Centro Universitário Metodista IPA receberam na Aula Inaugural os consultores da empresa Beta:Hauss, que discutiram sobre o futuro do trabalho.

A palestra foi centrada na revolução 4.0, nas diferentes gerações que convivem no mercado de trabalho e fundamentalmente na mudança da cultura das organizações para alinhar-se às novas tendências do século XXI.

Além disso, também foram entregues os certificados para os alunos do Curso de Administração que obtiveram os cinco primeiros lugares no simulado ENADE, realizado em junho de 2018.

Confira a programação do Curso de Administração na I Jornada Acadêmica IPA

por aline.tyska última modificação 15/10/2020 21h47
Confira a programação do Curso de Administração na I Jornada Acadêmica IPA

O Centro Universitário Metodista IPA realiza de 19 a 21 de outubro a I Jornada Acadêmica IPA e a Mostra Científica e de Extensão 2020 IPA com o tema "Tecnologia, Criatividade e Ética". 

Clique aqui para conferir a programação completa do curso de Administração.

Coordenação participa de Encontro de Administração

por Renan Sales última modificação 13/08/2018 11h40
Evento foi realizado no Rio de Janeiro com o tema “Para onde vai a Administração?”
Coordenação participa de Encontro de Administração

Como forma de manter o curso atualizado quanto ao futuro da profissão, a coordenadora de Administração do Centro Universitário Metodista IPA, Maria D’Lourdes Guimarães Rotermund, participou do XXVI Enbra (Encontro Brasileiro de Administração), que foi realizado no Rio de Janeiro entre os dias 06 e 08 de agosto, com o tema “Para onde vai a Administração?”.

Segundo a coordenadora, o encontro propiciou a discussão de novos modelos de gestão em que a quarta revolução industrial é a protagonista. “Toda sociedade é afetada pelos modelos digitais, estabelecendo novas relações e desafios para o profissional de Administração", disse Maria D’Lourdes.

 

Aula inaugural de Administração e Ciências Contábeis será no dia 15 de agosto

por Renan Sales última modificação 02/08/2018 15h23
Atividade terá como tema “O Trabalho e as Organizações do Futuro”

A aula inaugural dos cursos de Administração e Ciências Contábeis será realizada no 15 de agosto, das 19h às 22h, no Auditório da Biblioteca. O evento receberá o consultor Felipe Beck, da empresa Betahauss, para um debate sobre “O Trabalho e as Organizações do Futuro”.

 “O Trabalho e as Organizações do Futuro”, com Felipe Beck
Data: Dia 15 de agosto de 2018
Hora: Das 19h às 22h
Local: Auditório da Biblioteca

Curso de Administração do IPA faz parceria com o SEBRAE-RS

por Renan Sales última modificação 27/07/2018 12h18
Alunos do primeiro fazem visita técnica na instituição
Curso de Administração do IPA faz parceria com o SEBRAE-RS

O curso de Administração do Centro Universitário Metodista IPA firmou acordo de cooperação com o SEBRAE-RS para visitas técnicas e cursos na área de empreendedorismo e inovação social.

Com a parceria, os alunos do primeiro semestre realizaram uma visita técnica em espaço inaugurado para apoiar as ações empreendedoras no Rio Grande do Sul.

Estiveram presentes no ato da parceria com o SEBRAE a coordenadora do curso de Administação, professora Maria D’Lourdes Guimarães Rotermund e o professor Carlos Lencini.

 

Projeto Insertec promove inclusão digital com sucata tecnológica

por Renan Sales última modificação 23/07/2018 15h46
Ação é feita pelo curso de Administração do IPA
Projeto Insertec promove inclusão digital com sucata tecnológica

Como forma de estimular as competências empreendedoras e a inovação social, o curso de Administração do Centro Universidade Metodista IPA criou o Projeto Insertec, na disciplina de Projeto Interdisciplinar – Projeto Social, para turmas do I e II semestres.

A ação visa fazer parcerias com instituições que trabalhem com jovens em condições de vulnerabilidade social e promover a inclusão digital com essas crianças e jovens carentes, que em sua maioria não têm condições de adquirir um computador ou fazer um curso de formação.

Desta forma, o projeto faz a captação de instituições parceiras para a execução do projeto, para que assim consiga arrecadar doações de empresas e pessoas físicas que tenham algum tipo de sucata tecnológica e que não utilizam mais. Assim, são realizados os reparos necessários e os computadores são instalados nas instituições parceiras.

Até o momento, o projeto já conquistou a arrecadação de equipamentos tecnológicos entre os alunos do curso de Administração e visitou 10 abrigos indicados pela OSICOM para interação com os jovens acolhidos, além de realizar parceria com a empresa PROCERGS, que colaborou com a doação de 16 computadores.

Coordenação de Administração recebe Conselho Regional em palestra

por Renan Sales última modificação 25/06/2018 11h22
Evento foi realizado na última sexta-feira (22), com o conselheiro e administrador Luiz Klippert
Coordenação de Administração recebe Conselho Regional em palestra

A coordenadora do curso de Administração do Centro Universitário Metodista IPA, Maria D’Lourdes Guimarães recebeu, em palestra realizada na última sexta-feira (22), o conselheiro e administrador Luiz Klippert, do Conselho Regional de Administração, na disciplina de Ética Profissional.

O evento evidenciou a atuação ética do profissional de administração nas organizações como diferencial na condução dos negócios. Os alunos apresentaram interesse e questionaram o palestrante quanto aos desafios éticos enfrentados na sociedade brasileira. 


Confira as fotos do evento:

 Palestra com Conselho Regional de Administração

Cursos de Administração e Ciências Contábeis promovem palestra sobre Inteligência Artificial

por raissa.ferreira última modificação 18/06/2018 14h23
Cursos de Administração e Ciências Contábeis promovem palestra sobre Inteligência Artificial

Os cursos de Administração e Ciências Contábeis do Centro Universitário Metodista - IPA realizarão uma palestra sobre Inteligência Artificial no dia 19 de junho de 2018, às 20h.

O evento será promovido pela empresa SAP, maior empresa europeia de inovação, no Auditório da Biblioteca.

Com o título "Gestor, sua carreira dentro da máquina", a palestra abordará Inteligência Artificial, Quarta Revolução Industrial, Internet das Coisas e BigData.

Inteligência Artificial
Data: 19 de junho de 2018
Horário: 20h
Local: Auditório da Biblioteca

Ex-aluno de Administração do IPA é aprovado em mestrado em Portugal

por Renan Sales última modificação 07/05/2018 11h23
Egresso fará curso voltado a Finanças Empresariais na Universidade do Algarve
Ex-aluno de Administração do IPA é aprovado em mestrado em Portugal


Estudar fora do país é um sonho de muitas pessoas, mas para um ex-aluno do Centro Universitário Metodista - IPA isso está prestes a acontecer. Com apoio do Núcleo de Relações Internacionais do IPA, Israel Giacomuzzi Azambuja, 29 anos, ex-aluno do curso de Administração, teve sua aprovação no mestrado de Finanças Empresariais na Universidade do Algarve, em Portugal.

Após concluir a graduação no segundo semestre de 2017, Azambuja ficará dois anos no mestrado da instituição estrangeira. O administrador conta que seu objetivo é se especializar na área financeira voltada para o agronegócio. “A formação contínua de um profissional é imprescindível independente do curso. O Ipa me mostrou que o administrador tem muitas portas nas escolhas profissionais, basta estar preparado para aproveitar”, disse Azambuja.

De acordo com o ex-aluno do Ipa, a ajuda dos professores e do Núcleo de Relações Internacionais foi um diferencial. “Só tenho a agradecer ao apoio que tive dos professores e ao incentivo que a universidade me proporcionou no contato com outras universidades e na ajuda com a documentação. Tenho certeza de que vou absorver o máximo de conhecimento e contribuir com o que eu obtive na minha formação no Ipa”, contou o administrador.

“Sempre tive o sonho de me especializar fora do Brasil, de viver este tipo de experiência, aproveitar ao máximo o conhecimento de pessoas que vivem fora da nossa realidade, acredito que essas trocas nos fazem mais completos tanto no âmbito profissional quanto pessoal. Estou realmente realizando um sonho da minha vida”, completou Azambuja.

 

Sobre o curso de administração

O curso busca formar um profissional com capacidade de empreender com iniciativa e criatividade na administração de organizações, que utilize as mais avançadas técnicas de gestão com visão sistêmica e estratégica dos negócios e que desenvolva capacidade crítica e analítica que permita antecipar, planejar e promover mudanças.
A formação desenvolvida ao longo dos quatro anos de curso visa proporcionar ao aluno um conhecimento teórico atual, relevante para o seu desenvolvimento, que permita ao aluno ser protagonista no cenário em que está inserido, possibilitando ter uma visão integradora entre o mundo acadêmico e o mundo dos negócios.
As inscrições para o vestibular para o segundo semestre de 2018 estão abertas e podem ser feitas por meio do site http://ipametodista.edu.br/processo-seletivo/graduacao-presencial/cursos.

Sobre o Núcleo de Relações Internacionais

O Núcleo de Relações Internacionais do Centro Universitário Metodista – IPA possui como missão a promoção da internacionalização na IES, a qual é realizada através dos seguintes meios: mobilidade acadêmica com recepção de alunos estrangeiros para cursarem um semestre no IPA; recepção de professores estrangeiros para ministrarem palestras e aulas; elaboração de convênios para que alunos do IPA sejam recepcionados em instituições estrangeiras para cursarem semestres letivos no exterior; acompanhamento e apoio aos professores que organizam missões acadêmicas no exterior, levando alunos do IPA ao exterior para realizarem visitas de campo e cursos de extensão durante o semestre letivo; organização de eventos no IPA com a presença de palestrantes e convidados estrangeiros.

 

Curso de administração faz acordo de cooperação com EMEB Dr. Liberato Salzano Vieira da Cunha

por Renan Sales última modificação 05/04/2018 11h43

O Curso de Administração do IPA realizou acordo de cooperação e troca de experiências com a Escola Municipal de Ensino Básico Liberato Salzano Vieira da Cunha de Porto Alegre. A primeira palestra foi ministrada pelo Prof. Denilson Alencastro, doutorando em Economia, por solicitação da supervisão da escola para o Curso Técnico em Administração. Na ocasião, o professor conversou com os alunos sobre moedas virtuais, questionando se Bitcoin pode ser dinheiro. 

No evento, a coordenadora do curso, Lourdinha Guimarães, relatou a importância de se firmar acordos de cooperação científica e acadêmica com a comunidade.

  

Cursos de Gestão promovem aula magna no dia 19 de março

por Jéssica Rodrigues dos Santos última modificação 16/03/2018 11h25
Cursos de Gestão promovem aula magna no dia 19 de março

Os cursos de Administração e Ciências Contábeis do Centro Universitário Metodista – IPA promovem uma aula magna no dia 19 de março de 2018, no Auditório Oscar Machado, na Unidade Central do IPA.

A aula magna tem início às 19h, com a recepção dos alunos e uma apresentação musical. O evento ainda conta com uma palestra sobre a Receita Federal e os Núcleos de Apoio Contábil e Fiscal – NAF e de Excelência em Práticas de Administração – NEPAD, e com um painel que abordará a moeda virtual Bitcoin.

Ao final, haverá a apresentação do espaço revitalizado dos Núcleos NAF (Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal) e NEPAD (Núcleo de Excelência em Práticas de Administração), seguida de um coquetel na Sala A17, do Prédio A.

Confira a programação completa:
19h - Recepção dos alunos
19h15 - Apresentação Musical
19h30 - Palestra: "A Receita Federal e os Núcleos de Apoio Contábil e Fiscal - NAF", com o Auditor da Receita Federal do Brasil, Alexandre Rampelotto.
20h - Painel: Moedas Virtuais: Bitcoin é dinheiro?, com o professor Denilson Alencastro, Economista-chefe da Geral Investimentos, docente dos cursos de Administração e Ciências Contábeis do IPA e doutorando em Economia pela UFRGS.
21h - Apresentação do espaço revitalizado dos núcleos NAF - Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal e NEPAD - Núcleo de Excelência em Práticas de Administração.
Encerramento - Coquetel: sala A 17 - prédio A

Aula magna – Administração e Ciências Contábeis
Data: 19 de março de 2018
Horário: a partir das 19h
Local: Auditório Oscar Machado - Unidade Central do IPA (Rua Coronel Joaquim Pedro Salgado, 80. Rio Branco, Porto Alegre – RS)

6ª edição do Papo de RH aborda desafios femininos da vida pessoal e profissional

por raissa.ferreira última modificação 08/03/2018 16h47
6ª edição do Papo de RH aborda desafios femininos da vida pessoal e profissional

A 6ª edição do evento Papo de RH será realizada no dia 13, às 19h10, no Centro Universitário Metodista – IPA. Em meio às discussões do Dia Internacional da Mulher, celebrado em 8 de março, o talkshow gratuito abordará os desafios das mulheres em suas vidas pessoais e profissionais. 

O evento é voltado ao desenvolvimento pessoal e profissional de seus participantes e é promovido em parceria com o curso de Administração do IPA. Conforme a egressa, idealizadora do Papo de RH e mediadora, Lucélia Ourique, da Ourique Consultoria, o Papo de RH tem como diferencial “a paixão por pessoas aliada à necessidade de compartilhar experiências”.

Lucélia é administradora de empresas, palestrante e facilitadora da ferramenta de autoconhecimento, o Eneagrama, e atesta “que é muito gratificante poder voltar e trazer pela segunda vez um evento deste porte ao Centro Universitário em que se formou”. O talkshow é um papo descontraído com informação e troca de experiências, atendendo às demandas de estudantes, profissionais e gestores de diversas áreas.

O encontro é gratuito, aberto ao público em geral, com inscrição prévia. No painel, conta com as debatedoras Andreia Araújo, Diretora de Negócios da Previsul Seguradora, Lisiane Szeckir, Especialista em Transformação Comportamental, Andreia Ribas, Diretora da Estação Oito e Cláudia Vergara, Gerente de RH do Grupo Apisul.

Saiba mais sobre o evento.

Papo de RH, 6° Edição – Especial Mulheres
Data:
13 de março de 2018
Horário:
das 19h10 às 21h
Local:
Auditório da Biblioteca (Rua Coronel Joaquim Pedro Salgado, 80 - Rio Branco - Porto Alegre - RS)
Inscreva-se.